13 de outubro de 2015

Meu gato baba muito. É normal?


Ter um animal de estimação não significa estar livre de preocupações. A maior parte delas desaparecerá assim que tivermos alguma informação a respeito, ainda que outras correspondam a condições mais graves do animal, que deverão ser analisadas por um veterinário. 

O fato de que um gato salive em abundância não deve ser levado em conta, em um primeiro momento, como uma doença ou condição. De fato, em alguns destes felinos pode ser considerado uma característica normal de seu organismo. A mesma se produz como resposta a determinados estímulos, por exemplo, perante a comida, o medo ou o vômito.
No entanto, em outros casos, os gatos podem desenvolver uma doença. A mesma se materializa quando o gato baba em excesso sem uma causa justificada. Nesta situação, o dono deve levar seu pet a uma clínica veterinária, onde seja tratado o seu comportamento atípico.

Ptialismo

É o termo que geralmente se conhece esta doença, cuja manifestação mais evidente é o excesso de baba ou de salivação. Quando esta situação aparece de forma súbita e se prolonga ao longo dos dias, deve se associar com uma lesão ou doença do animal.

Causas da doença

O ptialismo pode se originar por uma variedade de causas. No entanto, no caso dos gatos, esta condição está relacionada a doenças derivadas do inchaço de cáries ou gengivas. A condição da língua, esteja infectada ou lesionada, também pode provocar excesso de salivação. Do mesmo modo, a existência de úlceras, tumores orais ou náuseas podem ser as responsáveis pela baba que apresenta o animal.

Recomendações para evitar a doença

Se o seu gato sofre desta condição, pode realizar algumas ações para evitar esta condição. Assim, vacinar o gato contra a raiva é a primeira coisa que você deve fazer. Da mesma forma, manter uma higiene adequada no animal, fundamentalmente de caráter dental, ajudará neste sentido. Paralelamente, também deve realizar visitas programadas ao veterinário.

Fique atento aos sinais que seu animal de estimação apresenta. Ações de prevenção pode evitar que ele desenvolva uma série de doenças. 


15 comentários:

  1. Seus ensinamentos são valiosos amiga Magda.
    Bjs,obrigada pela visita e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Querida Magda: sempre com dicas e conselhos maravilhosos e muito úteis. Felizmente a minha gatinha não tem esse problema.É uma menina muito caseira e só muito raramente pede para ir ao quintal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Humm... valiosas dicas! Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Magda
    Meu bichinho já morreu e nunca mais quis outro. A dor foi muito grande
    Seu blog além de lindo desperta soluções para os leigos
    Beijos no coração
    minicontista

    ResponderExcluir
  5. Oi Magda!
    Quem tem um animalzinho tem que estar sempre prestando atenção em tudo né?
    Amar é cuidar!
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  6. Que blog fofo :)
    Ótimas dicas!!!
    Beijokas da Camila e Carol

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  7. Olá :) Vim retribuir a visita :) Tem aqui um belo espaço! É sempre bom saber dessas dicas :) Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Magda!
    Aqui no condomínio é cheio de gatos, como se todos nós fossemos donos deles, rsrs.
    Amei suas dicas, obrigada por compartilhar!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  9. Muito boa essa informação. Como sempre digo, não entendo nada de gatinhos, já que nunca os criei, mas aprender é sempre uma saída para poder indicar, numa necessidade.
    Meu Enzo é babão rsrs. Molha o chão, baba quando espera comida, lava meu rosto quando lambe rsrs. é um fofo!

    Lindo dia pra vc e lambeijinhos pros peludos.

    ResponderExcluir
  10. ¡Hola Magda!!!

    Que gatito más precioso!!! Me lo traería a mi casa... Solo que está muy lejos. Me encantan los animalitos y la gente que los trata bien.

    Te un beso y toda mi estima..
    Se muy muy feliz.

    ResponderExcluir
  11. ¡Hola Magda!!!

    Paso de nuevo a ver y admirar la belleza que desprenden estos animalitos tan lindos; y también dejarte mi gratitud por tu cercanía.
    Un abrazo y mi estima. Se muy muy feliz.

    ResponderExcluir
  12. ¡Hola Magda!!!

    Paso de nuevo a ver y admirar la belleza que desprenden estos animalitos tan lindos; y también dejarte mi gratitud por tu cercanía.
    Un abrazo y mi estima. Se muy muy feliz.

    ResponderExcluir
  13. Magda, seus textos sempre muito esclarecedores. Muita paz!

    ResponderExcluir