9 de fevereiro de 2015

*Cinco sinais de doenças cardíacas em cães*


Doenças cardíacas são assustadoras e por isso é importante que sejam diagnosticadas o mais rápido possível, para que o cachorro receba o tratamento adequado.

Existem alguns sintomas que indicam algum problema no coração.

É claro que ninguém pode diagnosticar uma doença apenas dessa maneira, mas se notar qualquer um dos sinais abaixo, leve seu cachorro ao veterinário para que ele faça os exames necessários.
A veterinária Diane Levitan descreveu 5 sinais de doenças cardíacas em cachorros que são fáceis para os tutores notarem:

Respiração ofegante – É um sinal sutil, mas muito sério. Se o cão estiver com a respiração mais rápida do que o normal pode ser um indício de diminuição da capacidade cardíaca.

Tosse – O motivo mais comum de um veterinário ver um cachorro com uma doença cardíaca é a tosse. A tosse nunca pode ser considerada algo normal, portanto se o seu cachorro estiver tossindo, deve passar por uma consulta veterinária.

Cansaço – Se você estiver passeando com seu cachorro como sempre faz e ele ficar ofegante e se sentar antes do que o habitual, significa que ele está ficando cansado mais rápido. Existem diversas razões para a falta de resistência física e a doença cardíaca pode ser uma delas.

Barriga grande – O enfraquecimento do músculo cardíaco também pode resultar na má circulação sanguínea, que causa retenção de líquidos na barriga. Isso faz com que a barriga fique grande de maneira repentina ou gradual. Existem outros motivos para isso, mas só um veterinário poderá dar o diagnóstico correto. Normalmente, esse sintoma é acompanhado de perda de massa muscular e falta de apetite.

Desmaio – Um sinal pouco comum, porém extremamente alarmante é o desmaio quando seu cachorro fica muito animado. Geralmente, eles desmaiam com frequência mas se recuperam rapidamente. Se isso está acontecendo com seu cão, você deve leva-lo imediatamente ao veterinário.
Fique sempre atento aos sinais que podem indicar problemas cardíacos em seu peludo.

Fonte: Portal do Dog


28 comentários:

  1. Ótima postagem!
    Precisamos sempre observar os sintomas que nossos animais apresentam e levá-los ao veterinário. Eles não sabem falar...
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ler todos esses ensinamentos.
    bjs querida amiga Magda e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Magda, saudade!
    Eu tive que me afastar um pouquinho, mas já estou de volta...
    Hoje eu lembrei muito de vc quando vi na TV um infeliz maltratando um cachorrinho, Nossas leis são muito brandas p/essas criaturas maléficas.
    Bjssssssss amiga e uma semana maravilhosa e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Hola Magda, vengo a agradecerte la visita , estupendo blog el tuyo, enhorabuena, por supuesto yo tambien me quedo por aqui, un beso

    ResponderExcluir
  5. Magda,
    Adorei saber os sintomas, muito bom ficar a par de tudo!!

    Boa semana.
    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Magda
    Muito obrigada pela gentileza em visitar meu bloguito e pelo comentário delicado.
    Por tudo que vi aqui você é grande admiradora dos animais.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiii seu cantinho tenho uma amiga que tem uma cachorrinha com problema no coração e toma medicamento e tem uma vida normal.
    Super. uteis essas dicas...
    Passai para fazer uma visitinha já estou seguindo venha seguir meu cantinho http://fernandacaterina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi Magda boa noite como sempre trazendo materias ótimas para alertar os tutores bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  9. OI MAGDA!
    MUITO BOM, POIS QUEM TEM UM ANILA DE ESTIMAÇÃO SE PREOCUPA COM A SAÚDE DELES, ENTÃO, É MUITO BOM SABERMOS DESTES SINTOMAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA, COLEGA MAGDA!
    É... É PRECISO SEMPRE ESTAR ATENTOS AOS SINAIS. QUALQUER PEQUENA MUDANÇA TEM SEU SIGNIFICADO.
    TENHA UMA LINDA TERÇA, MOÇA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela postagem amôura !

    Vamos ficar atentos aos nossos bebês peludinhos :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  12. Magda, que belo post!! Nunca imaginei que esses sintomas poderiam ser do coração!!!
    Tenho 2 meninos.. são minha vida!!! Estou sempre de olho pra ver se tem algo errado. Graças a Deus eles estão bem e saudáveis mais nunca se sabe né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Magda
    Que cantinho especial ,vejo que gostamos de natureza igualmente, mas de
    formas distintas, tenho uma cachorro muito sapeca , que não deixa meu jardim
    em paz,aí tenho que fazer minhas estratégias,muito boa as dicas sobre este problema que
    acomete nossos amigos.

    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Magda,ótima postagem!
    Obrigada pelas informações,não sabia sobre os sintomas.
    Adorei a visita no meu bloguinho!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  15. Magda querida,
    Ótima postagem!
    O Pepinho tinha problemas de coração e apresentava vários dos sintomas acima.
    Temos mesmo que ficar atentos e cuidar dos nossos Bichinhos.
    Um grande beijinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  16. Bellissimo questo post, grazie di essere passata a trovarmi!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Magda!

    Obrigada pela visita!
    Amei seu Cantinho!
    Já fiquei por aqui, viu?
    Excelente post! Obrigada por compartilhar!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  18. Oi Magda! Que bom nos informarmos, afinal podemos precisar um dia. Por aqui temos uma linda amiguinha canina, chama-se Sol!! Muito obrigada pela visita e volte sempre, será um prazer recebê-la. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Magda pela visita, seja sempre bem vinda ...amei seu cantinho tbm .. bjs,

    ResponderExcluir
  20. Merecem todo nosso cuidado e atenção.

    bjokas e um feliz carnaval =)

    ResponderExcluir
  21. ils méritent beaucoup notre attention merci pour ces informations
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  22. Olá Magda!
    Agradeço sua visita e peço desculpas por ter sumido.
    Quanto a minha cirurgia na coluna, me recuperei bem, mas tive que passar por algumas mudanças na vida e uma delas é que não sou mais professora e por isso não posto mais sobre meu trabalho com os pequenos. Mas estou no laboratório de informática da escola onde criamos o blog da escola. Venha nos visitar: http://escolarm.blogspot.com.br/
    Preciso apenas reorganizar meu tempo para voltar a visitar amigas blogueiras.

    Seu texto sobre a doença cardíaca nos cães é bem esclarecedor e sempre é bom ficar atento aos sinais que o bichinho apresenta.
    Abraço e bom Carnaval para você.

    ResponderExcluir
  23. Magda,
    Essas informacoes sao muito importantes mesmo!
    Magda, estou querendo adotar um cachorro.
    Moro em apartamento , qual raca vc sugere?
    Legal, vc ter feito a Batata Rosti e que bom q fez sucesso!
    Bjs e uma linda noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia,
      Os melhores cães para apartamento são os menores e que latem pouco... ;)
      Fiquei feliz em saber que você quer adotar um peludinho! Eles só trazem amor e alegria para o nosso lar e nossa vida!
      Depois quero saber de tudo, ok?
      Beijocas.

      Excluir
  24. A consulta ao veterinário é de extrema importância e estarmos atentos a qualquer mudança no comportamento de nossos amigos peludos. Podemos estar correndo o risco de ficar sem eles. Muita paz!

    ResponderExcluir
  25. Seus artigos são ótimos e muito esclarecedores.
    Magda, tenho um shitzu e faço tosa até na carinha dele. Depois, fico pensando que Deus teve um propósito quando colocou tanto pelo cobrindo seus olhinhos...Será que faço mal tosando tudo, será que muita luz compromete sua visão, será que tanta luz provoca catarata e cegueira? Você pode sanar essas minhas dúvidas?
    Agradeço desde já!
    Paz e Luz!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley!
      Olha, nunca soube que tosar os pelinhos perto dos olhinhos causem problemas de visão, catarata ou cegueira...Pode mandar tosar sem medo, além disso eles ficam muito mais bonitinhos mostrando os olhinhos, não é? ;)
      Beijocas!

      Excluir