30/01/2015

Gatos podem comer frutas?

As frutas fazem muito bem para o organismo das pessoas, sendo um alimento muito recomendado para o dia a dia das pessoas. Hoje em dia existe até mesmo uma falta do consumo de frutas, já que a maioria das pessoas acabam comendo outros tipos de alimentos, menos saudáveis e mais práticos.


Como as frutas são benéficas, a grande maioria dos as pessoas pensam que podem fazer bem para qualquer tipo de organismo, mas não é bem assim que funciona. Os gatos, por exemplo, podem não se dar muito bem com as fibras que podem ser encontradas na maioria das frutas. E o cuidado deve ser tomado principalmente pelas pessoas que aderem à alimentação natural para os felinos.

Um fato importante sobre a alimentação dos felinos e que muitas vezes passa batido pelos donos, especialmente os que estão começando a se familiarizar com os gatos, é o fato deles serem carnívoros, assim como seus parentes selvagens. Portanto, os gatos precisam de proteínas para sobreviver.

Como os gatos domesticados passaram por uma série de transformações, hoje eles conseguem viver apenas com a ração, mas a base desta ração é proteína. Portanto este é um nutriente que não pode faltar na alimentação dos felinos nunca. O organismo dos felinos ainda necessita da proteína e acaba rejeitando outros tipos de alimentos.

As frutas, por exemplo, são alimentos que não conseguem ser devidamente digeridas pelo organismo dos felinos. O principal problema das frutas é que elas acabam dando uma sensação de saciedade para os felinos, ou seja, eles deixam de ter fome e provavelmente podem não querer comer outros tipos de alimento, como a ração.

O problema nesta situação é que as frutas não conseguem oferecer para os gatos o mínimo de nutrientes que são necessários para que ele consiga manter uma vida saudável. Com isso os gatos podem começar a perder peso, ao mesmo tempo que desenvolvem anemia e outros problemas de saúde.

O problema pode ser ainda mais grave quando estamos falando das frutas cítricas, como a laranja e o limão, pois estas contém muito ácido, mais do que o estômago dos felinos geralmente conseguem suportar.

Cuidado com os locais onde as frutas ficam.

Apesar das frutas fazerem mal para o organismo dos gatos, muitos deles acabam se sentindo atraídos pelo açúcar ou então pelo cheiro das mesmas. Portanto eles podem acabar indo atrás das frutas por conta própria. Por isso, cuide para deixar elas guardadas em um local onde eles não possam alcançar.

Fonte: fofucho.com.br


Os nossos bichinhos são de nossa inteira responsabilidade. Além dos cuidados básicos e de uma alimentação adequada, eles necessitam de muito carinho, amor e respeito.