Raiva: o que é, sintomas e tratamento

A raiva animal é uma zoonose. Esse termo é utilizado para classificar todas as doenças que são transmitidas do animal ao homem e vice-versa. Então, o cuidado deve ser redobrado, pois colocam a vida dos animais e das pessoas em risco.

O vírus da raiva é transmitido através da mordida de um animal infectado, já que o vírus fica em grande quantidade na saliva. Para se transmitir a doença raiva, o animal deve ser portador do vírus da raiva, ou seja, não é toda mordida de cão e gato que se transmite a raiva. Além disso, cães, gatos e todos os mamíferos (incluindo o homem), exceto o morcego, são portadores sintomáticos da doença. Isso significa que se um animal (ou pessoa) contraiu raiva, ele com certeza apresentará os sintomas da doença.

Raiva – transmissão

A transmissão da raiva é feita através do contado com a saliva do animal infectado, por lambedura ou mordidas. Após a infecção, o vírus se espalha no sistema nervoso do novo hospedeiro, atingindo diversos órgãos e se proliferando nas glândulas salivares. Após a exposição ao vírus, os sintomas da raiva surgem em cerca de 10 a 60 dias.

Raiva – sintomas

No início da doença, há alteração comportamental, mudanças de hábitos, salivação excessiva, latidos ou miados com maior frequência e agressividade. Com o agravamento do quadro, o animal passa a ter os músculos rígidos, fazendo com que tenha dificuldade para deglutir e mastigar, causando a famosa “boca espumando”, já que não consegue engolir a saliva. Este quadro pode evoluir para crises convulsivas e paralisia total do corpo.

Atenção: Nem todo animal agressivo ou que saliva é portador da raiva. Existem outros fatores que desencadeiam a agressividade nos animais, assim como salivação – como enjoos e medicamentos.
O que fazer após uma mordida de um animal suspeito?

Neste caso, a primeira coisa a ser feita é levar o animal que sofreu a mordedura a uma clínica veterinária com urgência, onde serão realizados os devidos exames. Deve-se avisar a Unidade de Vigilância de Zoonoses onde se encontra o animal com suspeita de raiva para serem tomadas as devidas providências – quarentena e exames. Caso confirmada a doença, eles são encarregados de avisar a região.

Tratamento e prevenção da raiva animal

A raiva não possui tratamento, sendo uma doença 100% letal. A única forma de prevenção da raiva é a vacinação anual de cães e gatos, mesmo nas regiões urbanas, incluindo os animais de apartamento.

No ano de 2012, houve um caso de raiva em um gato que morava em um apartamento na cidade de São Paulo. Supõe-se que um morcego portador da doença alcançou o apartamento onde o gato vivia, transmitindo a doença. Um caso raríssimo, mas serve como um alerta.

Em 2009 houve um caso de raiva humana no Brasil, onde houve cura do paciente. Ainda assim, não é possível classificar esta doença como curável, pois ainda não há tratamentos disponíveis para animais.

Vacina para raiva



Muita gente não sabe, mas as doses das vacinas, incluindo a vacina de raiva, devem ser atualizadas anualmente. Não arrisque! Atualize a vacina do seu animal para não deixar que esta doença volte a ser comum entre os bichinhos.



18 comentários:

  1. Muito bom esse seu esclarecimento amiga Magda.
    Bjs com carinho.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas informações sobre essa terrível doença!
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Por isso que devemos vacinar nossos animais anualmente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Um cachorro que tive alguns anos atrás, morreu com essa doença. Acho que foi mordida de morcego no sítio da minha família. Não esqueço dele.
    Ótima postagem de alerta!

    ResponderExcluir
  5. Oi minha linda um ótimo 2016,e a explicação para essa doença e muito importante e nessa matéria que você escreveu muitas dúvidas são esclarecidas bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  6. Oi minha linda um ótimo 2016,e a explicação para essa doença e muito importante e nessa matéria que você escreveu muitas dúvidas são esclarecidas bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  7. Oi Madga,
    Que lindo amor que tem pelos os animais. Deus haverá de compensá-la por isso: muita saúde, o resto a gente corre atrás.
    "Inté"
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. Querida Magda: sempre alerta para os cuidados a ter com os nossos animaizinhos. Muito bom este artigo, como sempre.
    Bjn e um feliz 2016
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Manter os animais vacinados faz parte dos cuidados que devemos ter com nossos amigos peludos. Não só a vacina da raiva, mas também a V-10. Isso nos poupará de aborrecimentos futuros. Cuide bem de seus animais! Somos responsáveis por eles.

    ResponderExcluir
  10. Uma rapida visita significa meu retorno
    em breve.
    Fico feliz ao receber sua carinhosa visita
    vou arrumar uma maneira de responder
    a altura seu carinho e amizade.
    Eu sempre fui muito presente nos blogs
    agora com as coisas se restabelecendo tudo vai ficar
    melhor se Deus quiser.
    Um beijo carinhoso ..
    Evanir.

    ResponderExcluir
  11. Muito esclarecedor. Bom para mim que tenho bichinhos.

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida que adorei este seu cantinho, adoro animais e é sempre bom estar-se informada :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Magda,boa noite!
    Vim retribuir a sua visita e agradecer seu comentário carinhoso.
    Amei seu cantinho e já me tornei seguidora para ñ perder o espaço.
    Sim amiga eu gosto de animais,porém minhas netas bem mais que eu.
    Seu texto é muito esclarecedor,eu ñ sabia disso,mas aqui em casa todos os animais são vacinados,porém além de obrigação tbm é uma prova de amor com eles,
    Bjsss e até breve.

    ResponderExcluir
  14. Olá Magda
    Obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito. O seu cantinho é bastante acolhedor. Bela postagem. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. Que blog mais lindo e adona dele com certeza uma pessoa iluminada,
    amo cachorrinhos....... tenho 02 mimados que não deixo com ninguem
    forte abraço a vc Magda
    elisa

    ResponderExcluir
  16. Olá vi seu comentario no blog da Novacarpdie falando que seu cantinho tem cachorrinhos e gatinho e vim visitar.. Lind lindo vou voltar hein.. Visita meu cantinha estarei te esperando!
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Veja nossas lindas Gorjuss✡✡

    ResponderExcluir
  17. Oi Magda querida


    Adorei a sua postagem de hoje...
    Muito esclarecedora pra nós temos e amamos animais.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  18. Oi Magda!
    Eu já fui mordida por um cãozinho de rua, e a preocupação foi geral. Tive que tomar a vacina e o soro, mas nem por isso deixei de amá-los kkk
    Amiga, no link da Elaine que eu deixei no meu post, no final tem um link de ajuda do Google, onde eles sugerem que os blogueiros façam um post avisando aos seguidores que só ficarão seguindo o blog, aqueles têm conta no Google.
    Melhor então fazer né?
    Beijos

    ResponderExcluir