*Algumas dicas para as viagens com seu animal de estimação*


Estamos na época em que a maioria das pessoas escolhe para viajar com a família. Por que não levar nesse agradável passeio seu animalzinho também?
Aqui estão algumas dicas para que seu pet viage seguro e sem problemas. 
Boa viagem a todos!

 Leve seu pet ao veterinário antes da viagem

O primeiro passo é levar o animal ao veterinário, para ter um acompanhamento profissional adequado. Ele deve atestar se o bicho está com boas condições de saúde e com as vacinas em dia – em especial a anti-rábica, que só é válida se tomada com no mínimo 30 dias antes da viagem e tem prazo de validade de 12 meses.

 Acostume seu pet a passear de carro

Antes de embarcar para uma viagem mais longa, o animal de estimação deve estar acostumado a andar de carro. Leve seu pet para passear de automóvel sempre que possível e lembre-se de não associar os passeios a situações estressantes, como a ida ao veterinário por exemplo. O bicho precisa se sentir confortável e confiante dentro do carro.

 Evite os enjoos desnecessários

Alguns cachorros e gatos sentem enjoos com o balançar do veículo. Para evitar o desconforto, é recomendável oferecer uma refeição leve três horas antes da partida. Evite alimentar o animal durante a viagem e lembre-se de sempre mantê-lo hidratado. Caso seu bicho já tenha antecedentes de enjoo nas viagens, busque orientação do veterinário sobre a medicação adequada. Atenção: em hipótese alguma faça a automedicação do seu animal de estimação.

 Faça o transporte adequado do seu mascote

Transportar animais sem cinto de segurança no carro é proibido, conforme o Artigo 252, II, do Código de Trânsito. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que os mesmos devem ser transportados de forma a não desviar a atenção do condutor do veículo, já que podem causar acidentes.

Além disso, alguns pets podem saltar para fora do automóvel em movimento quando as janelas estão abertas. Portanto, o transporte adequado faz parte tanto para sua segurança, quanto para a do seu animal.

Nas viagens ou passeios de automóvel, o pet deve viajar com cintos de segurança específicos para animais ou dentro de uma caixa de transporte. Neste caso, o bichinho já deve estar habituado com esta situação. Se o animal for filhote, a dica é acostumá-lo desde cedo com as caixas de transporte.

Vale lembrar que a caixa de transporte deve ser ventilada e estar de acordo com o porte do animal – ela deve permitir que o seu bicho de estimação consiga deitar, ficar em pé e dar uma volta em torno de si. Elas podem ser compradas em pet shops, sob a orientação de um veterinário.


 Paradas de descanso a cada duas horas

Os donos devem parar a cada duas horas para garantir o conforto do animal. Aproveite para dar uma volta com o bicho, sempre com coleira, e veja se ele precisa fazer suas necessidades ou tomar água. Também é indicado que seu animal tenha uma placa de identificação, com nome e telefone, caso ele venha a se perder. E atenção: jamais deixe seu animal sozinho dentro do carro, mesmo com a janela aberta, pois a hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal) pode levar o animal à morte.

 Faça uma bagagem apropriada para seu bichinho

Não é só você que deve ter sua mala de viagem, o pet também precisa ter a bagagem dele com os produtos e objetos necessários aos seus cuidados. Nela devem conter o pote de água e comida, brinquedos, ração e guloseimas, remédios e roupinhas em caso de viagens para locais mais frios.

 Viagem internacional pede cuidados especiais

Para viagens internacionais, solicite ao veterinário o Certificado Sanitário, que contêm dados como raça, nome do animal, origem (caso tenha pedigree) e carteira de vacinação. Também verifique a necessidade do CZI (Certificado Zoos Sanitário Internacional), emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura e consulte o consulado do país de destino para saber se há outras exigências específicas.



58 comentários:

  1. Vou levar meu peludão lindão, na próxima viagem. Já estou programando tudo! Ótimas dicas Magda!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva mesmo, Cesar! Vocês irão se divertir muito!
      Boas Festas e um maravilhoso 2014!
      Beijo.

      Excluir
  2. Olá Magda, faz um tempinho que não passo por aqui, estava com saudades!!
    Tá lindo o novo visual natalino do blog!! Já fui xeretar o menu e amei os cães para adoção. Dá vontade de pegar todos... =)
    Muito bacana a postagem, nos traz ótimas dicas.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Carol!
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações e agradáveis surpresas!
      Beijos.

      Excluir
  3. Ótimas dicas Magda! Quem dera se todo mundo fizesse sua parte, não é!?
    Eu amo os meus, e cuido com muito carinho! A minha cachorrinha só falta falar! É como uma filha pra mim! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Marlene! Um dia quem sabe, chegaremos lá...
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações e boas surpresas!
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Magda,
    Eu transportava meu cachorrinho no carro e andava mais de 300km. Naquele tempo eu prendia a coleira no meio do assento traseiro, ia bem confortável. Fazia várias paradas.
    Agora temos mais seguranças.
    Boa matéria
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Dorli! Precisamos transportar nossos peludinhos com máxima segurança!
      Boas Festas! Que 2014 seja um ano repleto de realizações!
      Beijocas

      Excluir
  5. Boa noite Magda
    Que o verdadeiro sentido do natal esteja sempre presente em teu dia a dia e que a esperança esteja sempre presente te auxiliando na concretização dos teus sonhos. Que no próximo ano os teus sonhos sirvam de inspiração para realizar e sentir que a vida é um presente iluminado que Deus nos deu. Que este seja o natal do renascimento do amor fraterno. Que possamos caminhar unidos em 2014 e que os laços de amizade que nos uniu se fortaleçam a cada novo dia. Obrigada pelo carinho e amizade que você tão generosamente me concedeu em 2013.
    Um feliz e abençoado natal e um ano novo de vitórias e conquistas.
    Beijos com meu carinho e minha sincera amizade
    Gracita


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mensagem, querida Gracita!
      Um abençoado Natal e um excepcional Ano Novo!
      Beijos.

      Excluir
  6. BOM DIA, COLEGA MAGDA!
    ÓTIMAS DICAS! OS BICHINHOS MERECEM TODO AMOR E CARINHO. ;)
    TENHA UMA LINDA QUARTA.
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA DONA GAM, DA MAUAU, DO GATO-TÔ, DO PHANTOM E DO GATITO!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho amiga Gam!
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações e boas surpresas!
      Beijos.

      Excluir
  7. Muito legais essas dicas, mas acho que só dão certo com cães mesmo! Imagina levar um gato para viajar!! kkkkkkk!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia,
      Gato deve ser muito mais complicado realmente, na verdade acho que eles preferem ficar em casa...rs
      Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso!
      Beijocas.

      Excluir
  8. Querida Magda: sempre com ótimas dicas para bem tratar dos nossos amiguinhos de quatro patas. As minhas gatinhas detestam viajar. Regra geral,o veterinário costuma receitar um calmante, para elas irem dormindo. O pior é dar o comprimido ( não é uma tarefa nada fácil,rsrs).
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia!
      Sua presença em meu cantinho e motivo de muita alegria!
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações e inúmeras surpresas!
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá Magda! Demorei mais cheguei!
    Ótimas dicas, os meus nunca viajaram com a gente, só a Mili que faleceu...

    O blog ficou um arraso!!!!!!!!!!

    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!! Linda semana!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca!
      Obrigada pela presença e carinho de sempre!
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo com muito amor e surpresas agradáveis.
      Beijos.

      Excluir
  10. Magda querida, estou sumida de fato, mas hoje achei um tempinho para te retribuir a visitinha... estou com o login da mamãe.. venho te desejar um Natal cheio de alegrias, saúde e prosperidade neste Novo Ano! Tenha muitas novidades alegres junto a tua família é o que deseja a Nina, Vené e família! Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que apareceu Dinha, já estava sentindo sua falta!
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações e boas surpresas!
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi minha querida Magda!
    Pra variar, uma postagem excelente em época apropriada, gostei!!!
    Muitos não se atentam para as necessidades dos peludinhos. Fiquei aqui imaginando a malinha deles, com seus pertences ;-)

    A sua está uma fofurinha com lacinhos e esperando o Noel.

    Abração esmagador e BOAS FESTAS!
    Márcia (Poções de Arte).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia, querida Bruxinha!
      A minha quando viaja tem malinha e tudo mais!...rs
      Um mundo de felicidades e realizações em 2014!
      Beijocas!

      Excluir
  12. Olá Magda!
    Passando para conhecer seu cantinho e me encantei!
    Amo, respeito e faço de tudo pelo bem-estar dos animais.
    Tenho um Pastor Alemão que é meu filho amado.
    Suas dicas são muito valiosas e vai ajudar muitas pessoas no cuidado com seus fofuxos.
    Já vou ficar por aqui seguindo com carinho!
    Tenha um fim de ano especial!
    Com carinho

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda, Rê!
      Obrigada pelo carinho e volte sempre!
      Beijos.

      Excluir
  13. Ótimas dicas, amiga!! Me lembrou de que eu preciso comprar uma caixa de transporte para a Kika! Quase não passeamos de carro com ela, mas o veterinário fica em outra cidade.
    Bem, quero desejar a você um Natal muito feliz, com muita paz, alegrias e amor!! Que Jesus te abençoe!!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol querida!
      Compre mesmo uma caixa de transporte pra Kika!
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações e boas surpresas!
      Beijos.

      Excluir
  14. olá Magda vim desejar um Feliz Natal e um Ano Cheio de Paz bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Rosinha!
      Igualmente pra você!
      Beijos.

      Excluir
  15. Feliz Natal Magda.
    Com muitas realizações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mirtes!
      Que seu Natal seja repleto de bençãos.
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá amiga! Fiquei muito feliz com a sua visita!
    É com saudades que vim desejar uma semana de celebrações Feliz.
    Que estes dias sejam dias de recrear Ligações Familiares, Amizades, Sonhos, e baterias para um ano maravilhoso que aí vem!

    Adorei os posts! Sempre belas ideias e sugestões :)
    Um Santo Natal!

    beijinhos,
    Joana Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho querida Joana!
      Desejo um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações e boas surpresas!
      Beijos.

      Excluir
  17. Querida Magda,
    Feliz Natal e feliz 2014!
    Beijos.
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
  18. Obrigada amiguinho!
    Um abençoado Natal pra você e sua família!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  19. Oi, lindona!
    Dicas importantíssimas!
    Agradeço a sua presença e participação nos meus blogs ao longo deste ano. Sem você meus blogs não teriam sentido. Faço tudo especialmente para você.

    Infelizmente, por problemas de saúde, este ano eu desacelerei minhas atividades na internet. Atrasei as atualizações dos meus blogs como nunca antes. Minhas visitas aos blogs dos amigos estão atrasadíssimas. Só não me afastei do Facebook e do Twitter, pois posso publicar direto dos blogs e visitar essas redes sociais é rápido. É tudo muito prático, pois é só clicar e pronto!

    Espero retornar ao meu ritmo (quase) normal de antes. Digo "quase", pois eu ficava demais no notebook e isso deve ter acentuado o meu problema na coluna.

    Desejo que estejamos juntinhos(as) em 2014.

    Que o seu Natal e de sua família seja maravilhoso e que 2014 seja inesquecivelmente feliz!

    Meu Natal virá cheio de esperanças!

    Com desejos de dias melhores para mim,

    para minha família,

    para meus amigos

    e para o mundo!

    Meu Natal virá renovar e reforçar a minha fé!

    Será uma oportunidade de reflexão,

    de renovação,

    de aproximação da família

    e dos amigos reais e virtuais.

    Meu Natal virá com a certeza de que tudo pode se transformar.

    Tudo pode se renovar.

    Tudo pode melhorar.

    Tudo pode evoluir.

    Basta a gente querer de verdade.

    Meu Natal virá com o desejo sincero de que o seu Natal

    será maravilhoso, inesquecível e feliz.

    Boas Festas! Feliz Natal! Um excelente 2014! Que seja o melhor ano de sua vida!!!

    Meu vídeo de Natal:

    http://youtu.be/uUKifE63_WU

    Muitas beijocas!

    Sônia Silvino

    Obs.: Esta mensagem está postada no meu agregador de links 1. Hoje estou copiando e colando (o que não costumo fazer), mas após as festas prometo retornar com mais calma e passear pelo(s) seu(s) blog(s). Grata pela sua compreensão e presença nos meus blogs mesmo com a minha ausência nos últimos meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia querida, estarei torcendo para que você melhore rapidinho. Problema de coluna não é nada fácil...
      Um abençoado Natal e um 2014 com muita saúde, paz e prosperidade!
      Beijocas.

      Excluir
  20. Ótimas dicas! Nunca viajei e levei um dos meus filhotes.... sempre tive vontade mais nunca deu certo!

    Beijinhos carinhosos e afagos na Vicky! Tenham um Feliz Natal!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar todos os seus peludinhos vai dar trabalho, mas vai valer a pena! :)
      Beijocas, querida Juh!

      Excluir
  21. Oi Magda
    Passando para lhe desejar um Feliz Natal
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  22. Igualmente, querida Dorli!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  23. Magda, suas dicas são preciosas, agora que tenho tambem um cachorro, ganhei foi mais um filho que preciso sempre pensar em como fazer e acontecer!

    Temos muito o que aprender, a vida é uma evolução constante para quem estiver atento e aberto. Eu desejo o melhor para voce. Que seja a magia do amor o instrumento para a transformação de cada dia num outro ainda melhor.

    Feliz 2014!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Sissym!
    Que bom que adotou um anjinho peludo! Fiquei feliz!
    Um maravilhoso Ano Novo! Muita luz e paz em sua vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi Magda,
    Passando para lhe desejar um ótimo 2014
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  26. Querida Dorli!
    Muito obrigada pela presença e pelo carinho em meu blog.
    Parabéns por ser essa linda pessoa e maravilhosa escritora!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga.

    Meu desejo para os que habitam
    o meu coração,
    é um mergulho no tempo,
    onde cada dia,
    é um dia de ano novo,
    e cada sonho,
    uma senha a ser descoberta,
    nesta caminhada rumo a alegria.

    Muito obrigado por sua amizade.
    Que sejamos e façamos felizes a cada dia.

    ALUÍSIO CAVALCANTE JR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a linda mensagem, Aluisio!
      Que a felicidade e a paz habite sempre seu coração!
      Beijos.

      Excluir
  28. Oi Magda,
    Lindo seu novo visual do blog
    Sofre de tendinite?. Quando você ficar com a minha idade você não terá mais essa doença.kkk De tanto remédios que a gente toma ela sara e vêm as outras.kkk
    Bom 2014 para você e toda a sua família.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida!
      Espero que passe mesmo... Que as outras enfermidades sejam mais amenas...rsrs
      Beijocas.

      Excluir
  29. Oi Magda
    Estou tão atrapalhada que coloquei o nome do blog errado.
    Desculpa
    O comentário acima é do
    Mundo dos Inocentes
    Não estou falando?kkk

    ResponderExcluir
  30. Não tem nada não, querida...entendi perfeitamente! :)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  31. Oi minha querida amiga Magda,obrigada pela sua visita
    e retribuo à você e à sua amada mãe um Feliz e maravilhoso 2014.
    Muitas vezes nos cumprimentamos pessoalmente,e hoje nossos cumprimentos
    são através desse blog maravilhoso.
    Muita paz,saúde,fé,amor e alegrias nesses corações de duas amigas que eu amo muito.Saudades...
    bjs
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  32. Linda e querida amiga, muito obrigada!
    Você e sua família fazem parte da nossa história!
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  33. Igualmente, Rosa!
    Muita luz e paz!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Excelente post.
    Que este ano novo seja de renovação e muita alegria, beijo Lisette

    ResponderExcluir
  35. Obrigada querida!
    Muita paz e realizações nesse ano!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Olá Magda,

    Eu e minha esposa estamos tendo uma oportunidade de viajar para o exterior, sendo a duração de 21 dias. Problema: 9 gatos e 4 cães, dos quais jamais ficaram sem a presença dos "país". Aliado a isso o fato de que não temos "muita disponibilidade" da parte de parentes, podendo contar no entanto com a vida 1 vez por dia para alimentação e recolhimento de fezes, etc. Já estamos até pensando em desistir, pois nos preocupa principalmente o sentimento de abandono que possa motivar (principalmente os gatos) a irem embora... O que nos aconselha?

    ResponderExcluir
  37. Olá Wlad!

    Realmente é muito difícil e preocupante deixar nossos bichinhos quando vamos viajar, entendo perfeitamente.
    Há locais que oferecem pessoas treinadas para cuidar dos animais na própria residência. Acho super válido, pois os animais não saem do ambiente que estão habituados, principalmente os gatinhos que são mais sensíveis a mudança de local.
    Faça uma busca no Google, tenho certeza que encontrará a melhor opção em sua cidade.

    Obrigada pelo contato e boa viagem!

    ResponderExcluir