Hortênsia - Atenção para quem tem animal de estimação!


"Algumas das plantas ornamentais que temos em nossos em vasos ou jardins podem esconder perigo por trás de sua beleza, sendo denominadas tóxicas. Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. Os princípios ativos são o que determinam a ação tóxica da planta"

A Central de Controle de Veneno e Intoxicação da ASPCA identifica Hortênsia como sendo tóxico para gatos, cães, cavalos e vacas. 

"Cavalos e vacas que ingeriram a planta desenvolveram diarreia com sangue e cólicas. Cães e gatos têm frequentemente vômitos e diarreia após a ingestão das flores de Hortênsia. O ideal seria manter as flores longe de seus animais de estimação."


Seu bichinho pode apresentar alguns sintomas como náuseas, letargia, vômitos e você nem desconfiar que aquela inocente e linda flor (no vaso ou jardim) possa ser a responsável.

Hortênsia: 

Nome científico: Hydrangea macrophylla
Nome popular: Hortênsia, hortência, rosa-do-japão, hidrângea
Floração: início do verão e finais do outono
Parte tóxica: Toda planta.
Toxicidade: alterações do sistema nervoso central e transporte de O2.

Sintomas da intoxicação: cianose (mucosas arroxeadas), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, náuseas, vômitos e coma (ingerida em grande quantidade).

Princípio ativo: licosídeo cianogênico – hidrangina 
O princípio tóxico na planta hortênsia é glicosídeos cianogênicos. (Este produto químico tem o potencial de se transformar em cianeto, um veneno forte, quando exposta ao ácido do estômago. Envenenamento por cianeto de hortênsias é considerada rara.) "O ideal é não permitir que seu animal tenha contato com qualquer uma destas plantas, evitando que haja ingestão e consequente toxicidade. Os filhotes de cães são os mais suscetíveis à toxicidade causada por ingestão de plantas tóxicas devido a curiosidade e hábitos de brincadeira".

"Os gatos não ingerem com a mesma frequência que os cães, mas não é raro encontrar gatos intoxicados por esse motivo. Muitas vezes o diagnóstico da intoxicação é prejudicado por não ser descoberto qual tipo de planta o animal ingeriu.


Gatos, principalmente os jovens são curiosos e brincalhões, eles têm por hábito arranhar as garras em plantas, arbustos, etc, bater nas folhas e flores com as patas e depois acabam por lamber a patinha. Desta forma, mesmo não tendo ingerido diretamente a folha ou flor, eles podem acabar apresentando sintomas de intoxicação.

A primeira dica é evitar essas plantas em casa e, a segunda é levar o animal imediatamente ao veterinário quando há suspeita de intoxicação. Ao tentar induzir o vômito em casa o animal pode aspirar o vômito e desenvolver uma pneumonia por aspiração. Além disso, é comum as pessoas darem leite aos envenenados e intoxicados. Essa ação, além de perder o tempo que poderia usar para ir até uma clínica, não tem efeito antídoto algum e pode piorar o quadro em caso de aspiração de vômito." 

Flores e Rosas paisagens natureza flores rosas hortensia


A hortênsia é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca.

30 comentários:

  1. olá Magda para mim está sendo uma surpresa a respeito dessa planta,ótima materia bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Atenção redobrada para nossos pets.
    Todo cuidado é pouco!

    Beijos linda!!! Ótimo domingo!!!

    ResponderExcluir
  3. Que postagem interessante, Magda
    Obrigada por compartilhar
    Desejo a você um lindo domingo e uma alegre nova semana
    Beijinhos carinhosos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Magda, adoro hortências!!

    Tenho essa planta e muitas outras que sei que são tóxicas para meus amores.

    Ainda bem que estão na fase de calminhos…já passou a infância…Eles nunca tiveram o hábito de comer folhinhas, mas…é sempre bom a gente ficar de olho.

    beijinhos, tenha um ótimo domingo,

    Lígia e =ˆ.ˆ=

    ResponderExcluir
  5. Querida Magda: tenho hortensias no meu quintal,mas felizmente as minhas gatinhas nem lhes tocam ( e já são "meninas" com uma idade avançada: 15 e 9 anos). No entanto,é sempre útil saber,principalmente para quem tem animais jovens e curiosos em casa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Oi Magda,
    Eu não tenho hortênsia, meu jardim é pequeno e nem animais, perdi um para a uma morte e fiquei traumatizada. Mas, é bom saber para passar à frente.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  7. Interessante nào sabia que são tóxicas, elas são lindas.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  8. Oi, querida!!
    Tenho hortênsias aqui em casa, não sabia da sua toxidade...Embora fique longe da Kika, é bom saber para não correr riscos, né?
    Estamos sorteando uma plaquinha lá no bloguito, dá uma olhadinha lá!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom saber!!! Muitas vezes não temos nem noção de que fará mal aos nossos animais mas, é preciso muito cuidado mesmo.

    Uma semana abençoada pra você!

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  10. Puxa, nunca imaginei isso das lindas hortências!Valeu a dica!beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  11. Oi Tia Magda,
    O mundo dos Inocentes agradece sua visita no nosso cantinho.
    Volte sempre, pois ficaremos muito felizes
    Beijos
    Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, que saudades daqui. Estou de volta!!
    É sempre bom estar com vc e descobrir coisas interessantes sobre nossas crianças que por vezes passam despercebidas.
    Essa com certeza é uma excelente dica.
    Por aqui não tenho essa bela planta, ela não sai muito bem, acredito ser o clima.
    Amiga, o post anterior me chamou muito a atenção... é a cara do meu THÉO!!
    É verdadeira a frase:"Eles nos veem como seus pais" Eu que o diga hehe. Aqui sou mãe de tanta gente kkkk. AMO!!
    BEIJOCAS MINHA AMIGA LINDA.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Magna.
    Belíssima atitude,jamais imaginava que uma planta tão linda poderia ser tão toxica.
    Um lindo dia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Não sabia que elas eram tóxicas! Tão lindas não é?!
    Obrigada pela dica! Temos que ter atenção com nossos pimpolhos!!!!

    Beijos minha querida e ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Magda, eu n/sabia que a hortênsia tinha essa toxicidade toda, são tão lindas...
    Bjssss amiga e um FDS maravilhoso e abençoado p/vcs

    ResponderExcluir
  16. OLÁ MAGDA,

    já tinha conhecimento desta informação, e por experiência afirmo também que a espada de São Jorge e absolutamente letal.

    Muito cuidado, mesmo!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  17. Magda, ótima dica. Adoro hortências e até cheguei a pensar em plantá-las. Acabei de mudar de ideia. Obrigada. Muita paz!

    ResponderExcluir
  18. Es una maravilla pasear por tu blog, porque se aprenden muchísimas cosas. No sabía que las Hortensias pudieran tener esa capacidad tóxica para ciertas mascotas....Me ha encantado el Post, como siempre por la lección aprendida y por las imágenes preciosas que inundan tus letras.
    ¡¡¡Gracias por Estar y por Ser siempre a mi lado!!!
    Abraços e Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Magda, não sabia desses perigos, obrigada pelo esclarecimento, amei as fotos, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, passando p/desejar uma semana maravilhosa e abençoada p/vcs.
      Bjsssss

      Excluir
  20. Oi, lindeza!!
    Que bom que gostou dos enfeites!!
    Uma semana de muita luz para você!!!
    Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  21. Mais uma vez vc trouxe uma matéria maravilhosa!
    Eu não sabia e recentemente até estava comentando com a minha irmã sobre plantar hortências em casa. Agora já sei e se eu fizer isso, será com muito cuidado pra que eles não tenham acesso. Ótima postagem (é por isso que indiquei seu blog à 2a Edição do Xícara de Ouro do Café entre Amigos, gosto muito daqui).

    Abração esmagador, lindo dia e lambeijos nos peludos.

    ResponderExcluir
  22. Querida Bruxinha!
    É muito gratificante ter pessoas, assim como você, maravilhosas e que amam os animais, em meu mundo virtual.
    Muito obrigada por sua amizade e carinho de sempre! ♥⊰✿⊱♥

    ResponderExcluir
  23. Desconhecia da toxicidade da flor.

    Sempre aprendendo...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga, passando p/deixar bjsss e desejar um FDS maravilhoso p/vcs

    ResponderExcluir
  25. Oi Tia Magda!!!
    É a Cookie, que veio para deixar um recadinho recheado de carinho! Cada vez que a tia Lelê vem me visitar ela diz que quer tirar uma foto comigo para te mandar. Mas a minha mamãe nunca deixa, diz que estou muito velhinha e feia (dia desses até caiu um dentinho meu no tapete). A tia Lelê me ama do mesmo jeito e sabe que a tia iria gostar de ver uma fotinho de nós duas... Sabe, meu coraçãozinho está com probleminhas e as vezes fico sem forças e bamba em minhas perninhas... Estou feliz que amanhã a tia Lelê vem me ver depois do trabalho dela, ela me contou que vai tirar uma fotinho escondida da minha mamãe...rs... nós duas continuamos bem brincalhonas apesar de nossa idade avançada...hehe... Lambidinhas de carinho e desejos de um Feliz Domingo e sempre lembrando que gostamos MUITO de ti, viu sua linda?!...

    ResponderExcluir
  26. Querida Cookie!
    Fiquei triste em saber que você está dodóizinha... :( Vocês, anjinhos, não merecem sofrer, vou orar muito pra que você fique boazinha e não tenha nenhum sofrimento, viu?
    Amei sua visitinha e ficarei torcendo para que a tia Lelê consiga tirar uma fotinha de vocês duas! :)
    Também gosto muito da minha maravilhosa e especial amiga Lelê e de você, que é uma cachorrinha super linda e querida por todos! Vocês estão no meu coração!
    Obrigada pelo carinho, minha fofa!
    Fiquem com Deus.
    Beijinhos, beijinhos...mil beijinhos!! ♥

    ResponderExcluir
  27. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de felicidades.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir
  28. a quem gosta de animais, leiam com atenção

    ResponderExcluir
  29. Nossa, nunca soube disso .... vou compartilhar a informação ..... obrigada !!!!
    Abraço

    ResponderExcluir