*8 mitos sobre gatos*


Infelizmente, os gatinhos são eternos injustiçados. Dizem que eles são traiçoeiros e dão azar. Mas nada disto é verdade. Derrube de vez esses mitos:

É mentira que os gatos...

1. Dão azar:

Gatos não possuem sete vidas! Por isso, não maltrate esses animais e denuncie na delegacia se souber de casos de crueldade contra eles! Pelo contrário! Sabia que no Egito Antigo eles eram tratados com honras reservadas aos faraós? Inclusive, adorava-se uma deusa (Bastet ou Bast), que tinha a cabeça de um gato preto! A sorte desses animais só mudou na Idade Média, quando os cultos pagãos que os envolviam se tornaram heresia. E os gatos, acusados de demoníacos pela Igreja Católica, passaram a ser perseguidos com suas donas, mulheres consideradas bruxas por não seguirem as regras impostas. Mas, por que os gatos pretos levaram a fama de dar azar? Porque os felinos cultivam hábitos noturnos e à noite, como diz o ditado, todos os gatos são pardos.

2. Gostam da casa, não do dono:

Se fosse verdade, o número de donos de gatos nos Estados Unidos não teria ultrapassado o de pessoas com cachorros. E o Brasil segue o mesmo caminho, com a população de felinos com donos crescendo duas vezes mais do que a de cães. Gatos preservam seu instinto, mas isso não significa falta de amor. Se você tivesse sido resgatada da rua, também sentiria um carinho especial pelo lar onde mora, concorda?

3. Sempre caem em pé:

O equilíbrio e a coordenação dos gatos são insuperáveis. Mas eles não conseguem, por exemplo, se virar para aterrissar de pé, amortecendo o impacto, se a queda ocorrer de grandes alturas – acima do terceiro andar de um prédio, por exemplo. Nesses casos, costuma haver fratura nas patas da frente e no queixo, que também bate na superfície, além de sérias lesões na boca.

4. Transmitem toxoplasmose a gestantes:

Para isso acontecer, o animal precisa integrar o grupo dos gatos que têm o parasita (menos de 1% no mundo!) e a mulher grávida, colocar a mão suja de cocô do animal na boca, tendo se esquecido de limpar a caixa de areia por três dias. Corre-se muito mais risco de pegar a doença ao ingerir água e alimentos contaminados, principalmente verduras e carnes cruas. A culpa só sobrou para os gatos porque é neles que o parasita se reproduz, expelindo os ovinhos junto com suas fezes.

5. Precisam viver em liberdade:

No caos das grandes cidades, um macho não castrado com acesso à rua dificilmente vive mais que três anos. Os riscos vão desde pegar uma doença brigando com outros animais até morrer envenenado por um vizinho descontente com os cocôs frequentes no jardim.

6. Se alimentam de leite:

O homem é o único mamífero que toma leite na idade adulta. Fora dos desenhos animados, depois de desmamar, nenhum gato bebe leite. E ainda pode ter diarreia por causa da intolerância à lactose! Eles são carnívoros e precisam de dieta rica em fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

7. Teimosos, não aprendem nada:

Com paciência, carinho e alguma técnica, ensina-se muita coisa a um gato. A independência dos bichanos incomoda os humanos porque eles não se deixam seduzir tão facilmente quanto os cães.

8. Provocam asma em crianças:

Até agora ninguém conseguiu provar isso. O que os cientistas sabem é que pessoas asmáticas podem ter crises alérgicas em ambientes compartilhados com gatos, e que a substância que detona essas crises está na saliva do animal – e não no pelo, como muita gente acredita.


Reportagem: Beatriz Levischi / Edição: MdeMulher



25 comentários:

  1. Lindos ensinamentos Magda.Muitas vezes as pessoas pegam um animal para criar e não sabem como cuidar.
    Amiga,amanhã estarei apresentando o meu conto no blog do vendedordeilusão.blogspot.com
    Se puder dê uma passada lá.
    Bjs.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Querida Carmen, estarei lá para ler seu conto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. oi Magda,seus comentarios como sempre ótimos,os gatos são mais arisco mas nada que com carinho e paciência vc não consiga chegar perto dele,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Olá Magda,
    Tenho dois gatinhos e posso afirmar que tudo isso é verdade.
    Os felinos só nos fazem bem.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá Magda: ótima postagem,para acabar,de vez,com ideias pré-concebidas sobre estes maravilhosos animais.São independentes,sim,mas sabem demonstrar o seu amor. Quando chego a casa,tenho logo as minhas duas bichanas atrás da porta à minha espera.Parece que sabem que sou eu e vêm cumprimentar-me. Adoro ser assim recebida,com esse carinho.
    Bjs,querida amiga
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Oi Magda, ótima postagem. São tantos mitos irracionais, acho um absurdo que as pessoas ainda sejam tão mal informadas sobre essa delícia de bichinho que é o gato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. ✽. ¸ ¸. • * `❀ ✽. ¸ ¸. • ✽

    Olá, Magda, querida!!

    Obrigada pelas palavras carinhosas em meu blog.

    Acho que quem inventou esses mitos, nunca partilhou seus dias com um gato.

    Cada animalzinho tem seu jeito próprio de ser, deixado pelo Criador. A nós, compete o respeito pelas características de cada espécie, sem comparações.

    Tenha um lindo dia,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ✽. ¸ ¸. • * `❀ ✽. ¸ ¸. • ✽

    ResponderExcluir
  8. E bote mitos nisso! Eu hein...

    ResponderExcluir
  9. Gatos são criaturas divinas!!!

    ResponderExcluir
  10. Não é a toa que a informação é a maior fonte de riqueza para o ser humano! Infelizmente, muitos parecem não dar bola para ela e insistem em viver em seu micro mundo cheio de mitos e contos de fadas, o que causa grandes sofrimentos para esses e para aqueles que vivem ao seu redor!! É preciso procurar saber para melhorar a si próprio e a vida dos outros.

    Tem uma outra péssima herança da Inquisição, que é a respeito dessa história de gato ter 7 vidas: mesmo exterminando muitos gatos, eles ainda eram muitos, pois gato se reproduz com muita facilidade. Então eles achavam que era uma maldição, que os gatos retornavam assim que morriam... meu Deus, que ignorância do caramba!!!

    Esse texto deveria ser estampado em jornais de grande circulação, ou ser transmitido em todos os meios de comunicação! Você está de parabéns por ajudar a divulgá-lo. Basta de sofrimento para os gatos, o mundo precisa saber que o que acontece há séculos era uma grande mentira!! Gatos são animais sublimes e merecem nosso amor e respeito, assim como qualquer outro ser vivente na Terra!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Querida Magda,
    Certas pessoas são cheias de preconceitos tolos
    Elas não sabem o bem que um animalzinho faz para o ser humano
    Dá alegria, é super companheiro e acalma o coração
    Um beijão para tí
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  12. Achei d+ Magda, poder saber mais sobre nossos amiguinhos gatos. O mito mais interessante que eu achei foi que os gatos não bebem leite quando adultos, desse eu não sabia hem? Quando eu tinha gatos sempre dava leite para eles...
    como é bom poder saber mais, obrigada pelo post Magda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Quantas barreiras vencemos
    no decorrer desse ano.
    Quantas ficaram para resolver
    no próximo ano.
    Quantos amizades eternas eu conquistei
    quantos se perderam no meio do caminho.
    Existe amizades eternas também as passageiras
    aquelas que enche nosso coração
    de alegria e depois parte.
    Enfim é quase Natal numa prece silênciosa
    permaneço orando com fidelidade por cada amigo(a)

    Desejo a você nesse Natal muita paz e muita luz.
    Não são os presentes que me fascina ,
    mais o aniversário de Jesus.
    Um abençoado final de semana.
    Beijos no coração e carinhos na alma.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  14. adorei! vou compartilhar!!! bjssssss

    ResponderExcluir
  15. Os gatinhos de rua estão mudando a minha maneira de pensar sobre estes animais tão mal compreendidos. Eles são dóceis se soubermos conquistá-los.
    Compartilhei seu link na nossa página no face: https://www.facebook.com/AaAmoAnimais.
    beijinhos de paz..

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Flor,
    Adorei saber
    Os Gatos são Maravilhosos!

    Beijos no seu Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  17. Gatos são animais maravilhosos!!!!...E, jamais dão azar, são os seres mais sortudos desse mundo e sortudos são os que os tem. Eu amo gatos!!

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  18. olá
    adorei seu blog
    super lindo e os posts são maravilhosos...
    parabéns
    estou seguindo...segue o meu ??
    bjooos

    http://lucianarodriguesrg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Desde de criança ouço dizer que gatos provocam asma, eu nunca acreditei nisso.
    Bjs, Adri

    ResponderExcluir
  20. Os gatos nunca fizeram mal e nunca vao fazer. A mentalidade da gente è ainda muito antiga.
    Beijos.
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
  21. A mamãe adora gatos, a gente nem tanto!!!Muito boa essa postagem..

    beijos e lambidas.

    ResponderExcluir
  22. ótimo post!!!gatinhos são tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  23. Quando eu era criança (já faz mais de 30 anos) eu dormia com um gato todas as noites e sempre tive saúde de ferro. Hoje tenho 4 gatos (Félix, Guardinha, Preta e Filé), não dormem comigo, nem com meus filhos, porque eles tem seu cantinho reservado. Mas eles nos proporcionam momentos gostosos em família...
    Abraço!
    http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu amooo gatos, tanto é que tatuei uma gata em minhas costas. Sao criaturas adoraveis..

    ResponderExcluir