O banho dos peludos. Atenção para o petshop.


Diante de tantos relatos de incidentes e até mesmo morte durante a estadia do animal no Pet shop, é difícil não sentir um aperto no coração quando entregamos nosso Peludo para banho nesses lugares. 



São casos de animais que se queimaram esquecidos nas secadoras, sofreram cortes durante a tosa, se enforcaram com a coleira na mesa de tosa, outros que deixaram cair da mesa ou até mesmo foram espancados, fora os que deixaram fugir...

Como o ambiente pode ser estressante para alguns animais, outros casos relatados são de peludos que sofrem convulsão ou problemas cardíacos. Nessas horas a presença de um veterinário pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte (Na verdade é obrigatório toda Pet ter um profissional, mas nem todas cumprem)

Proprietário de cães e gatos braquicéfalos (focinhos curtos) deve ter cuidados redobrados, pois estes animais podem facilmente sofrer hipertermia (e até mesmo morrer por consequência )em lugares muito quentes e abafados, como ocorre nas salas de banho e tosa devido aos secadores se não tiverem uma boa ventilação .


Como escolher um bom lugar para seu Pet. 

1- Se informe, dê preferência a lugares indicados por quem já é cliente 

2- Vá pessoalmente verificar o local 

3- Converse com o profissional, veja se tem curso é habilitado, observe como carrega o animal

4- Observe a higiene do local 

5- Fique atenta a forma como os animais são recebidos, se com carinho e atenção... 

6- Conheça os produtos usados para o banho do animal (evite perfumes fortes pois, causam desconforto no animal) 

7- Se a sala de banho tiver uma parede de vidro espelhado, ou janelinha para que você possa ver seu animal, melhor. Alguns Pets colocam câmera na sala de banho e você pode acompanhar na TV na sala de espera. 

8- Se fizer uso do serviço de entrega, veja se o carro tem ar condicionado, e o tempo que seu animal levará no transporte. Animais já foram vítimas fatais por ficarem muito tempo exposto ao calor nesses carros. 

9- Observe o comportamento do seu cão tanto ao chegar como ao sair do Pet shop, veja se demonstra medo ou apreensão (alguns não gostam mesmo do banho ou de ficar longe de casa, mas não pode ser nada exagerado) 

10- Verifique se seu animal tem algum corte hematoma ou reação de dor ao retornar. E não se esqueça de ver se o pelo está bem sequinho e desembaraçado e as orelhas limpas. Nas patas é sempre bom verificar se as unhas não estão sendo cortadas curtas demais ,o que pode causar sofrimento. Gatos não devem NUNCA ter os bigodes aparados e cães de preferência também não. Esses pelos são importante na orientação espacial do animal (principalmente se este tiver problemas de visão

ATENÇÃO: Caso ocorra qualquer incidente no petshop, mesmo que seja um pequeno corte durante a tosa, o dono do animal deve ser avisado imediatamente. Essa é a regra, segundo a assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) Louise Tezza. A aplicação de qualquer medicamento, ainda, deve ser orientada por um médico veterinário e o dono precisa autorizar o procedimento. Se os donos perceberem alguma irregularidade na loja, podem denunciá-la ao CRMV-PR. Em caso de maus-tratos, deve-se procurar a Delegacia do Meio Ambiente. Se a tosa não ficou como o combinado, pode-se tentar uma solução amigável com os responsáveis pelo estabelecimento. Caso não haja acordo, o Procon pode ser acionado. 

Ao perceber que algum animal tenha sofrido maus-tratos, denuncie o local à policia. E não deixe de conferir se o estabelecimento cumpre com as normas de higiene. 


Fonte: http://dicaspeludas.blogspot.com.br/

        

39 comentários:

  1. Ótimas dicas! Precisamos ter muito cuidado mesmo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Magda
    Gostei do post! Mais um importante em seu blog!
    Sempre lavo em casa, só para cortar as unhas e tosar no petshop.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Magda!Sempre preocupada com os peludos!Que Deus à proteja nessa

    nobre missão!
    bjos da amiga.

    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Nós que amamos esses anjos, sabemos o quanto é importante o respeito e o bem-estar desses seres tão maravilhosos e especiais, não é?
      Bjs!

      Excluir
  4. Dicas excelentes, nossos peludos não falam mas conseguem se expressar de outra maneiras... um medo exagerado pode denunciar que algo errado já aconteceu.
    Minha Mina só toma banho em casa e até que colabora, não arranha, só mia um pouco e esperneia um pouquinho, rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene!
      Dar banho em gatinhos não deve ser uma tarefa fácil.
      Bjs!

      Excluir
  5. Querida tia Magda,
    Ótimas dicas, viu?
    Passamos para desejar um lindo final de semaninha
    Muitos lambeijos, ronrons e carinhos de
    Pepi, Xixo, Juja e Juijuba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindos anjos!
      Beijinhos da tia Magda!

      Excluir
  6. Todo o cuidado é pouco no que respeita aos nossos bichinhos,por isso ,querida Magda,estas dicas são tão valiosas.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Magda minha querida... eu jamais deixaria meu peludinhos numa Pet, nao sou capaz, eu trato da higiene deles em casa, e sempre estou indo no veternario, sao muito bem tratados os meus bbs, nao os confio a ninguem... nao consigo mesmo!! Essas dicas sao uma maravilha!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Margarida! Se não tiver confiança no Petshop não leve mesmo.
      Parabéns por cuidar bem de seus anjos peludos!
      Bjs!

      Excluir
  8. Amiga, dicas muito interessantes e que dizem muita vdd.

    Tive 2 casos como exemplos p/ só tosar meu quase filinho kkk na minha presença, o que é totalmente indesejado pelos pets.

    1- A cadelinha da minha vizinha fugiu e morreu atropelada
    2- O cãozinho da irmã de uma amiga morreu enforcado c/ a correntinha na tosa quando caiu da mesa.

    O meu morreu de doença e coberto de muito carinho.

    Bjsssss e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Dinha, como fico triste em saber dessas coisas...
      Bjs querida!

      Excluir
  9. Oi Magda,

    Que lindo blog q vc tem... adorei! Tb já te estou seguindo e estou disponível para qualquer esclarecimento acerca de adestramento q vc possa ter.
    Eu sou apologista de que ao melhorarmos a qualidade dos serviços prestados aos nossos pets melhoramos tb a nossa qualidade de vida... A minha Schnauzer miniatura branca (a Blanca) só faz a sua tosa com gente profissional da área, e eu sempre dou assistência pois ajudo na dessensibilização da dor e eliminação de possíveis medos durante a tosa, para que as futuras tosas sejam vistas como algo agradável e positivo.... evitando-se assim muitos acidentes tb.

    Saudações caninas,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre!
      Agradeço a visita! É uma honra tê-lo aqui em meu cantinho.
      Bjs!

      Excluir
  10. oi Magda tem um selo-mimo para vc lá no meu cantinho bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo selinho querida Rosinha!
      Amei!
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Magda!
    Adorei o post!!! Essas dicas são muito importantes viu?!
    Temos que ter cuidado onde deixamos nossos peludinhos para banho/tosa!!!
    Já aconteceu da Mel vim do pet machucada no olho e focinho... não sei se foi sem querer (porque ela detesta tosas o focinho) ou se fizeram alguma malvadeza (por ela não ficar quieta)! Mas por via das dúvidas não levei mais lá!
    Por isso, temos que ter cuidado redobrado!

    Beijos flor e maravilhoso FDS *-*
    Xerinho especial na Vicky!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Ai que dozinho da Mel. O pior que nunca saberemos se foi por maldade ou sem querer, não é? Não leve mais lá mesmo!
      Bjs na turminha!
      Bjs!

      Excluir
  12. Realmente todo cuidado é pouco com nossos animais.
    Foi ótimo ter postado dando dicas!
    Tenha um lindo final de semana!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Agradeço de coração a sua visita!
      Bjs

      Excluir
  13. É muito preocupante mesmo. É preciso estar atento pra nossos bichinhos não sofrerem ou acontecer algo muito sério.

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  14. Oi Magda,

    obrigado para postar essas informaçoes, è mesmo nos temos que cuidar dos nossos amigos animais.
    Tenha um lindo domingo.
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chicco lindo!
      Precisamos ter muito cuidado, escolhendo lugares que ofereçam um bom trabalho e tenham carinho e respeito por vocês!
      Bjinhos!!

      Excluir
  15. Magda gostei das dicas! Parabéns pelos selinhos!!!
    Bjsss e boa semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  16. Magda vc deu dicas muito importante para quem tem bichinhos, todo cuidado é pouco.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gélia! Essas dicas são importantes mesmo.
      Obrigada pela visita!
      Bjs

      Excluir
  17. Oi Magda, gostei do post, muito interessante!
    A Mamãe me leva nesse tal de Pet shop só quando eu preciso vacinar, ou tosar!
    Mamãe comentando:
    Pois é!
    Só levo a Mel no Pet shop quando ela precisa vacinar, e fazer a tosa pois aqui onde moro é um calor muito grande, e ela fica na tosa bb!
    E acho que estou fazendo tudo certo, antes eu levava a Mel em um que eu gostei muito no inicio mais depois desisti de levar a Mel lá, foi quando ela tava cheia de nós muitos nós, então mandei tosar e não cortar os pelos da chuca, fiquei lá esperando, queria olhar e entrar para ver como ela estava indo mais não deixavam eu olhar um procedimento, quando ela saiu tinham tosado a chuca dela e ela estava só machucados, alguns nas patas mais principalmente na barriga, teve uns rasgados passando pelas petinhas dela, mais eu usei um produto nela que fez os machucados sararem rapidamente!Não levei-a mais lá!
    Então minha professora de português, tinha um gatinho doente, e eu vi o pet shop que ela levava, ela falou que o gatinho dela era muito bem atendido e tudo mas, ele fez até a cirurgia lá do gatinho dela lá!
    Então minha amiga foi lá com ela visitar o gatinho no pet shop e disse que foi bem atendida, e lá eles trabalham muito bem!
    Fui lá e realmente amei o lugar eu mesmo levo ela e deixo com o tosador, na primeira tosa dela, não ouvi um problema tudo normal, as vezes eu chego lá tem um cachorrinho tosando e da pra ver que o trabalho lá é serio mesmo, com muita qualidade!Perguntei os produtos que usam e me mostram os que eles usam e me disseram que são muito bons!
    só dessa vez que ela voltou com um pequeno machucadinho na barriga mais nada tão grave, estou passando um produto ótimo que é o Gelly da marca forever!
    mais confio muito nesse pet shop, acho que foi um pequeno probleminha, da Mel ter se agitado um pouco!

    Amei o Post!!!!!

    Beijos da Mari e Lambeijos da Mel!

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari!
    Que ótimo que você tem um bom lugar para levar a Mel. Cães como os nossos precisam ser tosados, não têm jeito e o petshop precisa ter condições necessárias para isso.
    Eu também tenho um tosador maravilhoso, de muita confiança. O Ricardo fala que a Vicky, durante a tosa, se comporta como uma Lady... rs
    Bjs pra você e na linda Mel!

    ResponderExcluir
  19. Oi Magda, estas dicas são realmente importante, eu mesmo ja deixei meu peludo no pet e quando fui buscar ela tava todo machucado, pessoas sem experiencia nenhuma. afff ainda mais que meu peludo tem muita energia não para, mas não se justifica, agora faço a tosa dele só em casa. As vezes não fica muito bom mas assim prefiro pq sei que aqui ele vai estar bem proegido e cuidado. Beijoss

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosangela!
    Que legal você fazer a tosa do seu peludo! Pronto, está resolvido o problema! Já tentei fazer em casa, mas ficou péssimo...rs
    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Minha Querida!
    Eu tinha certeza que vc ganharia mais Selinhos
    Se prepare para muitoos e muitos
    Vc tem toda razão, precisamos prestar muita atenção.
    Eu por exemplo fico de olho bem aberto
    Aqui em casa eu não posso falar a palavra Banho, que a ELLEN COMEÇA A PULAR NAS MINHAS PERNAS E ABANAR O RABINHO.
    É SINAL QUE ELA GOSTA
    JÁ EM OUTRO PET, ELA TREMIA E SE ENCONDIA
    PERCEBI, E NÃO LEVEI MAIS


    BEIJOS NO CORAÇÃO
    ANDREA

    ResponderExcluir
  22. Obrigada querida!

    Que bacana a Ellen gostar de banho, é muito difícil isso! A minha gostava, agora, já começou dar as suas fugidinhas...rs Por outro lado, ela agora fica mais calminha, não dá trabalho...vai entender!

    Bjokas!!

    ResponderExcluir