25/02/2018

*Ajude seu animal a manter-se saudável seguindo estes conselhos*

Resultado de imagem para cao e gato

Golpe de Calor:

Qualquer animal pode sofrer um golpe de calor. Contudo, são particularmente suscetíveis: 

Os animais muito jovens ou muito velhos. 
Animais com focinho achatado. 
Animais com excesso de peso. 
Animais com problemas cardiovasculares ou respiratórios. 

Para prevenir um golpe de calor:

Mantenha sempre disponível água limpa e fresca. 
Quando o animal é mantido num canil ou num recinto fechado deve certificar-se de que tem ventilação e circulação do ar adequadas. 
Quando estão fora de casa, deve assegurar-se que têm locais com sombra onde se possam refugiar. 
Evite que o seu animal de estimação faça exercício excessivo nas horas de maior calor. 
Nunca deixe o seu animal de estimação fechado num carro estacionado.

Alguns sinais de golpe de calor são: respiração ofegante e salivação, olhar arregalado ou ansioso, não responder às suas ordens, pele seca e muito quente, febre alta, batimento cardíaco acelerado, fadiga e fraqueza muscular ou colapso. 
Se o seu animal sofrer um golpe de calor, tente reduzir a temperatura imergindo-o gradualmente em água fria ou usando sacos de gelo na cabeça e pescoço. Depois leve o seu animal de estimação imediatamente ao veterinário. 

Leishmaniose

Esta doença transmitida por um mosquito pode ser fatal para o seu cão. Peça ao seu veterinário para fazer um teste de Leishmaniose ao seu animal. Se o teste for negativo fale com ele sobre formas de prevenir esta doença. Em algumas áreas é recomendado que se tome esses meios de prevenção durante todo o ano.

Pulgas e Carraças

Esteja atento a sinais de parasitas que existem particularmente no tempo mais quente. Converse com o seu veterinário sobre os vários métodos de prevenção de pulgas e carraças e o seu tratamento (sprays, coleiras, etc.). Certifique-se de que o produto que usa é adequado e seguro para o seu animal  
Se ocorrer uma infestação de pulgas deve proceder à desinfestação do animal e dos locais por ele ocupados. Se notar um problema de pulgas em sua casa, certifique-se de mudar o saco do aspirador todas as vezes que o usa. Poderá ser necessário adquirir produtos especiais no seu veterinário para se ver livre das pulgas. 
Algumas carraças podem transmitir doenças, como por exemplo, as Ricketesioses. Qualquer carraça que encontre no seu animal deve ser pronta e completamente removida. Use uma pinça junto á pele do seu animal de estimação e, com cuidado, retire a carraça assegurando-se de retirar completamente a cabeça e a parte junto à boca. Peça ao seu veterinário que lhe mostre o modo correto de remover as carraças. 

Mordidas e Picadas

Um inchaço ou ferimento anormal podem ser sinais de uma mordida ou de uma picada de algum animal. Contate o seu veterinário de imediato. 
Se tiver alguma dúvida não hesite em ligar ao seu veterinário, mas algumas situações requerem atenção urgente, não importando a hora do dia ou da noite. Entre elas: 
Tremuras, desmaios ou colapsos 
Ferimentos nos olhos, não importando a sua dimensão 
Vómitos ou diarreia, mais do que duas ou três vezes numa hora 
Reação alérgica, como inchaço na face ou borbulhas 
Qualquer suspeita de envenenamento, incluindo, veneno dos ratos ou dos caracóis, ou medicação humana 
Mordedura de cobra ou serpente 
Stress termal, um animal que tenha estado num local demasiado quente ou demasiado frio 
Qualquer ferida que tenha aberto e esteja a sangrar ou mordidela de animal; 
Lesão traumática, como um atropelamento 

Problemas respiratórios, incluindo tosse crônica ou um quase afogamento

Dificuldade em urinar ou defecar

Algumas vezes um animal pode parecer bem, como por exemplo, um cão após um atropelamento ou um gato que foi sacudido por um cão que o atacou, sem feridas aparentes. Mas a situação interna pode ser bastante diferente, com lesões internas que podem necessitar de atenção veterinária imediata.

Esteja sempre atento a qualquer mudança de comportamento de seu pet. Leve-o ao veterinário. Somente um profissional poderá avaliar e prescrever os medicamentos, caso seja necessário. 
Qualquer demora pode custar a vida do seu animal.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...