Seu cachorro tem medo de fogos. O que fazer?


Porque cachorro tem medo de fogos?

Primeiro é importante entender o porquê do cachorro sentir tanto medo de fogos. O cão possui audição muito sensível, podendo escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz.

Então, o som dos fogos (também alarmes e trovões) pode ser uma fonte de inquietação. Inicialmente essa sensibilidade se desenvolveu ao longo da evolução, com o intuito de detectar presas e aprimorar a comunicação com outros companheiros da matilha.


Veja algumas dicas para ajudar seu cachorro nesta hora.

-Em dias tranquilos, coloque o som de fogos para o seu cachorro ouvir e faça com que esse momento seja de brincadeira e diversão, para que ele associe o barulho a algo positivo.

-Ficar acariciando o cachorro nesse momento não o ajuda a se ajustar ao barulho, e sim, pode estar incentivando o medo que ele está sentindo.

-Se o seu cachorro precisa estar em seu lugarzinho seguro durante o tempo em que os fogos de artifício estão sendo soltos, deixe que ele se esconda.

-Às vezes o som da televisão ou do ventilador ajuda a abafar o barulho dos fogos lá fora.

-Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro. Lembre-se que os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calma.

-Colocar um algodãozinho no ouvido do cachorro para que ele não escute com tanta intensidade o barulho.


-Colocar o cão em uma guia, sem estar apertada, para que ele não fuja
.
-Conferir o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.

-Manter a coleira no seu cão, com idenficação, assim como considerar colocar um microchip no animal.

-Entre em contato com um homeopata para acompanhamento no tratamento de casos de ansiedade. Lembrando que nesse caso, o resultado não é imediato.

-Sempre converse com o seu veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.

-Se possível, evite deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício.

Fonte: Portal do Dog

10 comentários:

  1. Excelentes dicas!! Meu cachorro morre de medo de fogos e de trovão.
    Vou testar as dicas!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. A dica do algodão, já tentei e deu super certo.
    Quando saio de casa sempre deixo meu cão em total segurança, dentro de casa, pois no quintal se ele escutar algum barulho de rojão, pode até pular o portão como já fez um dia. Ficamos desesperados!
    muito bacana as dicas.
    Um abraço e um ótimo 2015!

    ResponderExcluir
  3. Querida Magda: mais umas dicas excelentes para termos em conta, no que toca aos nossos amiguinhos de quatro patas. Não me tinha apercebido que acariciar o animalzinho quando está nervoso ou com medo, só potencia o seu mal estar. Sempre aprendendo por aqui.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. oi Magda a minha morre de medo coloco algodão deixo em lugar com algum som ligado mesmo assim ela fica bem nervosa bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    Abraço.Peregrino E Servo.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Oi Magda! A minha Cachorrinha gosta muito de Fogos! Pode isso? Rs! Quando passam aqueles carros de Mensagens soltando fogos ela fica toda feliz abanando o rabinho! E a carinha de sapeca que ela faz? Parece que está sorrindo! Eu não entendo! Rs! Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Magda!
    Eu não fico fora no ano novo há anos já! Fico muito preocupada com meus filhinhos. Os maiores - a Cocada e o Enzo são os que têm mais medo e tenho que deixá-los dentro de casa. Já o Panda tem muito medo, porém fica dentro da casinha quietinho e a Pulguinha, a menorzinha é a que não se abala. Já disse pra eles: a menor menina da casa é a mais corajosa! rs.
    Também dou homeopatia e no final do ano já começo antes do Natal para que não fiquem tão ansiosos.
    Sinceramente, eu não acho a menor graça em fogos e acho o barulho insuportável, mas num mundo tão barulhento onde ninguém quer mais ouvir ninguém, o homem parece que tem tanta necessidade disso né?

    Abração esmagador e lindo dia.
    Lambeijos pra peludinha.

    ResponderExcluir
  8. E os bichinhos sofrem mesmo com o barulho dos fogos, Magda
    Passastes valiosas dicas, querida.
    Te desejo um excelente final de semana e tudo de melhor.
    Um beijo grande de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  9. Eles detestam mesmo! A CUCA, agora já está meia surda e não dá bola! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  10. Sofrem muito com o barulho. A cachorrinha da minha irma treme de medo! A veterinaria receitou um calmante quando chegou o Ano Novo, por causa dos fogos.Tadinha.
    Bjs e otima noite!

    ResponderExcluir