18 de junho de 2014

*Câncer de pele em gatos e cães*

O câncer de pele não é exclusivo dos seres humanos, infelizmente. A exposição prolongada ao sol é responsável pela incidência de câncer de pele em cães e, principalmente, em gatos. Os bichanos são mais propensos em razão do hábito de passar horas tomando banhos de sol. Como os danos dos raios ultravioleta são cumulativos, a maioria dos casos envolve animais idosos.



Áreas mais afetadas: regiões do corpo com pelagem menos densa. Nos gatos, as lesões malignas tendem a surgir nas pálpebras, no focinho, na parte interna das orelhas e na região entre os olhos e as orelhas. Nos cachorros, a área de risco é o abdômen.

Prevenção: é possível proteger as áreas de pouca pelagem com protetor solar FPS 30 tradicional, desde que sem perfume e hipoalergênico. Como os gatos têm o hábito de se lamber constantemente, o ideal seria evitar os longos banhos de sol.

Tratamento: consiste na remoção cirúrgica ou na crioterapia, em que a lesão é queimada com nitrogênio líquido. Parece simples e até pode ser, quando ela surge na barriga. Nos gatos, porém, a doença afeta pálpebras, orelhas e focinho, o que pode resultar em deformação da face. Vale frisar que, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura.


Raças com maior risco de desenvolver a doença: animais de pelagem curta e branca. Como os tumores malignos costumam aparecer na cabeça, gatos e cães bi e tricolores, como fox paulistinha, bull terrier e whippet, também podem desenvolver a doença.



Fonte: Veja

12 comentários:

  1. Bom dia Magda
    Como são importantes as informações que você compartilha. Cada dia eu aprendo mais. Quem tem um animalzinho em casa tem que estar sempre atento e cuidar com carinho.
    Beijos e um lindo dia

    ResponderExcluir
  2. Oi Magda,bom dia!
    Eu não sabia que existia câncer de pele em gatos e
    cães.
    Linda informação.
    bjs amiga
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Magda, querida,

    Li atentamente seu texto.

    Ahh...tive uma gatinha adotada de nome Querida, amarelinha como a da sua foto.

    Quando querida chegou em casa, já era adulta e veio com uma feridinha entre as orelha e o olhinho. direito.

    Foi constatado câncer de pele...ao longo dos anos, fiz tratamentos, 3 cirurgias...até que no tempo do Criador, ela voltou para a Essência.

    Eu uso nos meus amores o bloqueador solar, principalmente nos dias muito quentes. É preventivo.

    Tenha um ótimo dia,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Querida Magda: estas informações que partilhas são preciosas!! A minha irmã teve um gatinho que teve cancro de pele e acabou por falecer. Era amarelinho e branco e ela teve um grande desgosto. Fiquei agora a pensar na minha ( já idosa) Valentina que adora apanhar banhos de sol durante horas!! Tenho de tomar cuidado com ela.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Muito útil a sua postagem, Magda
    Pena que perdi o Xixo para a Felv (leucemia felina)
    Ótimo restinho de feriado para você.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Magda, que post excelente e super informativo!! Bom, eu moro em apto e os gatos tomam solzinho só da manhã por uns pequenos momentos, pois ele logo deixa de bater no quarto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não imaginava que pudesse acontecer com os Bichinhos...
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos com carinho, Lelê

    ResponderExcluir
  8. Olá, Boa noite, Magda
    puxa, isso é uma triste novidade para mim..realmente, não sabia nada disso...sim,obrigado pela informação, divulgação e partilha!
    Obrigado pelo carinho, bela semana,muita paz e luz, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Magda!
    Ótimas informações!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Magda!
    Por isso que amo seu bloguinho, sempre com preciosas informações! Eu não sabia que os peludinhos estavam sujeitos a esse tipo de doença...
    Os meus apesar de ficarem no sol, não ficam por muito tempo e têm as pancinhas peludas, mas sempre vistorio todos eles. Agora, ficarei atenta a mais esse detalhe.
    Tadinho dos bichanos são sempre mais delicados...
    Lambeijos pra Vicky.

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  11. Olá Magda, adorei o seu cantinho! Eu não sabia, obrigado pelas informações!
    beijinhos Pedrinho

    ResponderExcluir
  12. Magda! Eu não sabia que os Bichinhos corriam este risco! Vou repassar esta informação! Seu Blog é Perfeito! Que Deus continue lhe Abençoando! Beijos Querida!

    ResponderExcluir