20 de outubro de 2012

Seu cachorro sabe quando você está triste?


Quem aqui tem um cachorro provavelmente sabe que o animal é mais inteligente e emocional do que a maior parte das pessoas pensa. Isso porque sempre dizemos que o cachorro nos “entende”, sabendo quando estamos tristes, felizes ou passando por outros estados emocionais. E agora um estudo afirma que, realmente, os cachorros têm uma reação quando estamos chorando. A questão ainda a ser respondida é se isso é por empatia.

O espectro do estudo foi pequeno, incluindo 18 cães. A pessoa passava pelo animal em duas situações, chorando ou cantarolando. No fim, a maioria – 15 cachorros – se dirigiu até a pessoa quando essa estava mal, e apenas seis deles quando ela parecia bem.

“O fato dos cachorros diferenciarem entre o choro e o canto indica que a reposta dada ao choro não foi movida puramente pela curiosidade. Mas sim que isso gerou um apelo emocional maior nos cachorros e provocou uma reposta diferente do canto ou da conversa”, afirma a pesquisadora e psicóloga, Deborah Custance.

Além dos cachorros irem ao encontro da pessoa que chorava, treze dos quinze se aproximaram de maneira submissa, abaixando o rabo e a cabeça. Não é possível comprovar que isso seja uma atitude empática, mas parece que os animais sabem mesmo quando o tutor não está bem.

Outro estudo recente comprovou que, no que toca ao entendimento canino e humano, os cachorros são melhores até do que os chimpanzés, que são nossos parentes mais próximos. A ideia da pesquisa era uma pessoa apontar um objeto para o animal, tanto para o cachorro quanto para o macaco, e aguardar que ele o trouxesse. O teste foi feito com gatos também, e apesar de alguns deles se mostrarem “melhores amigos do homem”, os cachorros ainda mantém sua posição de liderança.

E os resultados dependeram da raça do cão, em ambos os estudos. No caso do primeiro, foram usados labradores, retrievers e outras raças comuns. No segundo, foram usados tipos diferentes de cachorros, entre caçadores e domésticos. As raças domesticadas acabaram sendo melhores. Isso prova é que importante saber a genética do cachorro que se está lidando.

Fonte: Hype Science

26 comentários:

  1. Oi Magda!
    Meus cachorros sabem quando estou triste. Acho ainda que as fêmeas são mais sensíveis para perceber as alterações de humor de seus donos.
    São demais, né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Isto é verdade... minhas meninas sempre sabem quando estou triste... uma lindas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Incrível isso.Aqui em casa ,a CUCA sabe direitinho quando algo está mal conosco. Fica ao lado, tristinha, querendo "falar" Um amor! beijos,chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
  4. E como os bichinhos sabem quando não estamos bem! Eles sabem e sabem nos acarinhar e confortar prá que fique tudo bem melhor! Adorei o seu blog cheio de bichinhos fofos. Eu tenho um casal de cães que amo muito. Sabe já estou a seguir, peço licença, posso? Beijos da Nina.

    ResponderExcluir
  5. Um texto realmente curioso esse Magda.
    No momento não tenho cachorro aqui em casa, mas vivi minha infância, adolescência e juventude com eles.
    E agora ao te ler, me veio a lembrança de quando eu estava triste e que o Sheik (meu cachorro) ficava ali do meu lado amuadinho.

    Adorei ler sobre as experiências, vivendo e aprendendo.

    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  6. Oi Magda!
    Realmente é verdadeiro! Vejo isso com a Cookie, como me entende e quanto carinho ela me dá!
    Feliz domingo e excelentes dias com o novo horário de verão(que eu adoro...rs...)
    Bjs, Lelê.

    ResponderExcluir
  7. boa noite Magda.. eu amei sua visita!!! também venho desejar um final de semana super abençoado!! eu tenho tanta saudade da minha cadelinha Minnye.. quero ela de volta! rsrs beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Magda,

    Esta é uma das principais razões para eu adorar ainda mais os cachorros.
    Também está provado científicamente que os cachorros ajudam na cura de sintomas de depressão nervosa e ajudam a acalmar as pessoas com doenças do foro psíquico para além dessa percepção extra-sensorial q vc referiu.
    Já tive a oportunidade de trabalhar em Terapias Assistidas com Animais com a Blanca e foi uma experiência muito gratificante.

    Beijinhos e lambidelas da Blanca,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderExcluir
  9. A mais pura verdade!
    Eu concorto totalmente com esses estudos!
    A Mel sempre sabe quando eu ou alguem aqui em casa está triste e sempre fica pertinho, como se quisesse dar apoio sabe?!

    Você até melhora só de ver o carinho e amor que eles têm pela gente! São tão lindooos os animais *-*

    Super beijos Magda e adorei a reportagem!!!!

    Lindo domingo pra você flor!

    ResponderExcluir
  10. Olá Magda: embora não tenha cães (só duas gatas)também gosto muito desses animais carinhosos e sensíveis. A empatia que parecem sentir ( e posso comprovar também no caso das minhas bichanas) é bem verdadeira.
    bjs e um excelente domingo
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Quem tem esses amigos em casa já sabe disso, o quanto eles são solidários em todos os momentos, né? bjinhos e ótimo domingo!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Magda! Eu tenho a certeza que eles sabem diferenciar os estados emocionais. A primeira vez que o Davis me viu chorar, ele rosnou, não sabia o que era aquilo! Quando eu estava abatida ele sempre vinha ter comigo. Se eu ficava adoentada e de cama, ele vinha logo deitar-se perto e ficava lá o tempo todo -eu sofro de fortes dores de cabeça e passo alguns dias por mês muito mal.Eles sabem como estamos e reagem a isso, toda a gente que tem cachorro sabe isso!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do post :D

    Realmente é verdade, os cães sabem perfeitamente quando estamos tristes ou quando estamos contentes..
    São sem duvida os nossos melhores amigos, pois estão a nosso lado no melhor e no pior que a Vida nos traz :)


    Maria

    ResponderExcluir
  14. Oiiiiiiiiiii Magda, passando bem atrasadinha né?? Amiga eu ja comentei muitas vezes que eu tenho patudinhos q.b. aqui em casa e se pudesse teria mais, mas vou-lhe contar uma situaçao com minha "Belita" (canidea), ela era bebe quando saiu o livro "marley e eu" e movida pela curiosidade eu fui ler, claro que entre muitas gargalhadas veio o choro, mas o choro sem conseguir parar mesmo... pois eu ali nao via o Marley, via minha cadela, nossa todo o tempo que eu estive chorando ela me esteve dando beijinhos e tocando com a pata como a dier, entao eu estou aqui, nao estas sozinha, lindo isso, por isso temos laços de amizade tao grandes!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  15. Oi Magda,
    é verdade, os cachorros sao mesmo animais mais inteligente do o que pensamos nos.
    Tenha uma otima semana.

    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
  16. Amigos do Blog!

    Obrigada pelos comentários que sempre me inundam de emoção!

    Realmente, os cães sabem quando estamos alegres ou tristes e seu estado emocional altera conforme as emoções passadas pelos seus donos. Incrível, mas eles têm essa capacidade mesmo!

    Diante de tudo isso e muito mais...é triste saber que existam pessoas incapazes de perceber o quão especiais são esses seres.

    Bjs à todos!

    ResponderExcluir
  17. Os animais provando mais uma vez o quanto são especiais e, como disse a Magda, é triste saber que ainda existem pessoas incapazes de perceber essa maravilha toda.

    bjs, Néia

    ResponderExcluir
  18. oi Magda,eles percebem mesmo,eles são super sensiveis bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  19. Olá, Magda!
    Vim retribuir o seu carinho, minha linda!
    Sempre fico enternecida quando venho aqui! Os olhinhos dos "nossos amiguinhos" são tão lindos!
    Não sei como existem pessoas que tem coragem de fazer mal a criaturinhas tão especiais!
    Admiro mesmo o teu trabalho de conscientização pela vida deles!
    Bjs com carinho,
    Josi

    ResponderExcluir
  20. Olá querida amiga Magda!Sempre tão meiga em todas suas postagens,à respeito dos nossos animaizinhos.
    Agradeço pelo comentário em meu blog,sobre pessoas que postam no anonimato.Fico irritada,quando colocam aquílo que nos propomos à fazer com amor,dizendo que não temos capacidade em fazê-los.As críticas construtivas,são recebidas para que possamos nos aprimorar;mas aquelas que denigrem à nossa pessoa,deixam o nosso astral bem baixo.
    Beijos da sempre amiga.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen

      Infelizmente há pessoas que sentem prazer em humilhar e denegrir outras pessoas. Não deixe que a tristeza tome conta de seu ser, pois você é muito superior a qualquer crítica negativa.

      Continue fazendo o que faz, exatamente da maneira que sempre foi feito! Está ótimo! Está lindo!

      Bjs da amiga Magda

      Excluir
  21. Oi Magda!
    O meu Thor desde que era pequenino sempre ficou mais perto de mim quando estava triste, ele percebia não sei como, que eu não me encontrava bem.
    Gosto de todos os animais, mas os cachorros parece que foi criado para ser companhia do homem mesmo.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  22. Absolutamente verdadeiro!!

    Eles só faltam falar!
    Sabem tudo e sentem tudo!!

    Um abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  23. Querida Magda,
    O Pepinho era a minha sombra e quando eu estava triste ele sabia direitinho
    Linda a sua postagem!!
    Uma boa semana para você
    Beijinhos e o nosso carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  24. Magda!! Estou tendo tanto conhecimento à respeito dos animais que eu não sabia, estou gostando bastante desses momentos..Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  25. Nossa!!! Eu não sabia!
    Muito interessante né amiga?

    Beijos no seu Coração
    Andrea

    ResponderExcluir