Veterinário explica por que cães e gatos não podem consumir a mesma comida

Por Joaquim Henriques, médico veterinário.

Cães e gatos têm metabolismos diferentes e por isso devem ter alimentos com composição diferente. Outro aspeto a ter em consideração é a etapa da vida em que os dois animais se encontram, que pode não ser a mesma, bem como a presença de determinada doença ou de obesidade, fatores que requerem uma alimentação específica.

O gato precisa de muito mais proteína do que o cão, não se adaptando bem a dietas com baixo teor proteico. Além disso, necessita de alguns aminoácidos específicos. Níveis baixos desses aminoácidos no alimento podem levar ao aparecimento de letargia, excesso de salivação e vocalização. Quanto à taurina, esta deverá estar em concentrações suficientes, pois a ingestão de um alimento seco pobre em taurina potencia o risco de ocorrência de problemas do coração e dos olhos do seu gato.

Como pode ver por estes pequenos exemplos, o alimento para o seu gato tem muitas particularidades na sua composição, que não são adequadas para o seu cão. Eu resolvi o assunto colocando a comida do gato num local alto. Não só o gato se diverte e faz exercício, como o seu cão não consegue lá chegar.

Fonte: ANDA (Agência de notícias de direitos animais)

Um comentário:

  1. Aki em casa também é assim, a ração dos gatos fica sempre longe, pois minha pintter ama assaltar o prato dos gatos!!!!
    http://portodasreliquias.blogspot.com.br/
    https://twitter.com/portodasreliqui
    http://www.facebook.com/porto.dasreliquias

    ResponderExcluir