1. Treine e socialize seu cão. Se você tiver problemas procure ajuda profissional, não acredite que seu animal irá superar um comportamento inadequado, ou que o problema vai desaparecer sozinho com o tempo. O treinamento de um cão é essencial para aqueles que irão conviver com crianças. Lembre-se de que o cão age de acordo com seus instintos. Por isso o treinamento de obediência é essencial.
2. Ensine as crianças como se comportar de maneira correta e segura com os animais. Ensine seu filhos a respeitar os limites do seu animal. Assim como você ensina seu filho a ter educação com outras pessoas, você deve ensina-los a respeitar os animais Se você tem crianças muito novas para entender, não as deixe sozinhas com o animal. Enquanto você não conseguir controlar seu cão, ou suas crianças, não os deixe juntos. Além disso não se esqueça que por mais tolerante que seu cão seja com as brincadeiras de seus filhos. Não significa que ele terá o mesmo tipo de comportamento com outras crianças. Por isso tenha uma preocupação extra com outras crianças que visitam sua casa e estabeleça regras de obediência.
4. Crianças pequenas não entendem " a linguagem dos cães ". Uma criança pequena (com menos de 6 anos), e mesmo alguns adultos não sabem interpretar o que um rosnado de cão significa. A criança não saberá interpretar que o cão " está dando um aviso " . Por isso, continuará com seu comportamento mesmo que o cão esteja dando um sinal de que poderá morder se o comportamento e/ou brincadeira continuar.. Crianças e cães podem se tornar excelentes companheiros.Mas somente quando os adultos usarem o bom senso e colocarem a segurança em primeiro lugar.
Valeria Lemos Palazzo
Psicologia Comportamental - São Paulo/Capital