*Saiba como distrair e acalmar animais que ficam sozinhos*

Cães e gatos que enfrentam longos períodos diários de solidão podem desenvolver comportamentos compulsivos decorrentes da ansiedade.


Seu animal de estimação se lambe compulsivamente, provocando feridas pelo corpo? Os vizinhos reclamam que seu cão late ou chora o dia inteiro? Os móveis e, principalmente, a porta de casa estão sempre arranhados e roídos e seu cão nem é mais filhote? Se você respondeu "sim" a uma ou mais dessas perguntas, seu animal de estimação pode ser vítima da ansiedade de separação.

Em diferentes graus, os animais de estimação sofrem com solidão. Para os cães, que são mais sociáveis, a tristeza e o stress podem ser mais ou menos intensos de acordo com os hábitos do proprietário, o treinamento  a raça do animal. Até entre os felinos, que dormem praticamente o dia inteiro, a ausência de humanos pode incomodar bastante.


Treinamento – Para ensinar o animal a lidar bem com os momentos de solidão, o treinamento começa desde cedo. O zootecnista Alexandre Rossi, autor do livro Adestramento Inteligente, explica que os primeiros dias do cão ou do gato que acaba de chegar à casa nova são decisivos para determinar o nível de ansiedade do animal no futuro. Isolar na lavanderia o cãozinho que acaba de ser separado da mãe e dos irmãos pode ser desastroso – ele vai passar o resto da vida associando a solidão ao desespero dos primeiros dias. O ideal é deixá-lo sozinho gradativamente: apenas depois que ele se acostumar com a família nova e por poucos minutos. No caso dos felinos, o processo é inverso. “O gato recém-chegado se estressa ainda mais se for solto em um ambiente muito amplo. Deixe-o em um cômodo menor no primeiro dia e espere que ele comece a comer e a usar a caixinha de areia antes de liberar o acesso ao resto da casa”, diz Rossi.

Quando o animal é adulto, os hábitos do dono afetam principalmente os cães, que percebem alterações de humor dos humanos. Quando estiver saindo de casa, por exemplo, controle a tensão e a culpa, dê um ossinho para que ele associe sua saída a um prêmio, pegue a bolsa ou a carteira e vá embora. A recomendação dos especialistas para o momento da chegada vai doer mais em você do que nele: ignore seu cão enquanto ele estiver muito agitado. “Se o dono faz festa sempre que chega em casa, o animal fica ainda mais ansioso para ganhar carinhos e brincadeiras. O ideal é esperar ele se acalmar antes de dar atenção”, explica a veterinária Priscila Fragoso, do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo.


Companhia – Outra dica para quem não tem como evitar os períodos prolongados de solidão do bicho ou para quem mantém o cachorro exclusivamente no quintal é providenciar uma companhia, que pode ser outro cachorro ou um gato. Desde que, é claro, a convivência entre eles seja pacífica.

Fonte:veja.abril.com.br

25 comentários:

  1. oi Magda parabéns por mais esse belo post bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Incrível como a solidão está também nos animais.
    Lindo texto amiga Magda.
    bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Querida Magda: sempre com conselhos preciosos para quem passa por aqui. Ótimas dicas para os donos, pois afinal, quem tem tempo integral para passar com os seus bichinhos? Como sou dona de uma gatinha, noto menos o stress, embora repare que, de manhã, quando vou sair para o trabalho, ela mia mais insistentemente, como se pressentisse que vai ficar sozinha.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esta postagem, Magda querida.
    Te desejo um abençoado Natal repleto de saúde e paz.
    Beijinhos natalinos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  5. Sempre postagens interessantes e de grande utilidade.

    ResponderExcluir
  6. Magda, quando vou sair, todos já sabem...ficam me olhando com longos olhares....hehhe...eu uso a técnica do petisco que denominei de "docinho"...falo: obaaaa docinho!! hehehe...

    Mas, quando viajo, prefiro levá-las a um hotelzinho de confiança.

    Uma vez que as deixei sozinhas, por poucos dias, a vizinhança disse que choraram e uivaram dia e noite....então agora vão todas para hotel.

    Adorei as dicas, beijinhos, tenha uma semana bem bonita!

    Lígia e =ˆ.ˆ=

    ResponderExcluir
  7. Bom saber, a cachorra da minha vizinha arranha demais a porta,chega dá agonia.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. Interessante informações, beijo Lisette,

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas para os nossos amigos de vida, beijo amiga

    ResponderExcluir
  10. Oi Magda
    Adorei seu blog e a postagem de hoje veio muito a calhar com o sentimento que anda me consumindo... rs vou viajar e minha gatinha vai ficar bastante sozínha _ tenho amigos e família que vem cuidar mas a maior parte do tempo vai ser só mesmo.Estou hiper preocupada ,apesar ela já ter se habituado um pouquinho com isso porque viajo sempre.
    Obrigada pelas dicas.
    Vou ficar por aqui dando uma espiadinha ...
    abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Magda que lindo o seu blog e que dicas legais para os animaizinhos, achei muito interessante pois tem gente que acha que é pegar o bichinho e deixar de qualquer maneira.
    Obrigada por sua visita, também estou te seguindo. Bjos e um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Olá Magda
    Obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito. O seu cantinho é muito acolhedor. Ótima postagem, devemos sempre proteger os animais. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  13. Ai amiga, me apaixonei pelo gatinho com carinha de carente kkk
    Vc sempre com ótimas informações...
    Bjssssssss e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  14. Gostei de sua informação Magda, estou te seguindo também. Beijos bom final de semana

    ResponderExcluir
  15. Amei suas dicas realmente
    temos que treina-lo
    toda vez que minha mãe viaja o cachorro dela não come

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  16. Oi Magda, que lindo teu blog adorei isso aqui, parabéns!
    Obrigada pela visitinha lá no permita-se, já estou seguindo seu blog e colocarei na listinha de favoritos!

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Magda, obrigada pela visita no Ciranda de Frases...
    Não tenho animal em casa... Já tive um cachorrinho que viveu 13 anos/cocker spaniel... Concordo com o que falou aqui... Eles precisam de carinho, atenção e limites. Quando perdemos o nosso Soft sentimos MUITO!
    Uma boa semana... Muita paz e abraços...

    ResponderExcluir
  18. Que lindo post!
    Óptimas dicas!
    Toda a gente se devia preocupar com os seus! Os animais de estimação são parte da família!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  19. Magda,

    Que blog fofo e aconchegante.
    Eu tenho um gato adotivo, que desde que vim morar aqui na NZ, passo a frequentar o meu jardim. Ele me fazia companhia em meus momentos de solidão e saudade.
    Então, acho que fizemos uma troca, eu dava carinho e ele me fazia companhia. Já se passaram 5 anos, e ele quase não vai mais pra casa. Os donos dele são meus vizinhos de jardim. Risos.
    Gostei muito de ler esse post. Aprendi bastante de como lidar com gatos.
    Obrigada pela visita! Abraços

    ResponderExcluir
  20. Muito útil este post!
    Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  21. Magda querida, primeiramente quero te agradecer o carinho e dizer que seu espaço é uma graça cheio de dicas maravilhosas que nos são um help com nossos bichinhos, adorei, bjs e uma super noite, Ana ;)...

    ResponderExcluir
  22. Oi magda! tudo bem querida? amei o seu cantinho! é tão bom saber que existem pessoas que ainda se importam com o bem estar desses fofos.. fique com Deus e obrigada pela visita! um bjo

    ResponderExcluir
  23. Excelente post!!! A minha Poodle fazia isso quando eu chegava em casa. Pulava , pulava ate eu fazer carinho nela.
    Adorei as sua orientacoes, Magda!
    Aproveito pra te desejar um Natal de muita Paz!!! Bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu estava procurando por bichinhos de estimação e vim para aqui, gostaria de dizer que achei seu trabalho lindo e esse cantinho aos animais eh muito fofo, eu tinha uma cadelinha que deixou saudades e pretendo muito ter outra. Eu sou do blog http://www.EmagrecerCerto.com e convido você a fazer uma visitinha. Fique com Deus e boa sorte na sua jornada, tenha um ano novo maravilhoso. Bjs! ;-)

    ResponderExcluir
  25. Olá Magda! Gostei das Dicas e das Fotos Lindas e Mega Fofas! Desejo um Feliz 2015 para você,para a sua Família e para a Vicky! Que o Senhor Jesus derrame as Mais Ricas Bençãos sobre todos vocês! Muita Saúde, Paz , Amor, União , Fé , Prosperidade e Grandes Alegrias! Beijos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir