Gatos podem tomar banho?

Quantas vezes você já ouviu falar que gatos não tomam banho? Muitas com certeza, né? Pois bem as pessoas cresceram com esse conceito e hoje vamos mostrar aqui que as coisas mudaram. Sim, de fato tomar banho não é da índole desses felinos, porém saiba que tem muitos gatos que tomam banho e adoram. E saiba ainda que banhá-los uma vez ao mês ou duas, não faz mal. 

Para isso acontecer basta você condicionar seu bichinho desde pequeno a entrar na água, se possível, em uma banheira rasa. Você deve mostrar a ele que o banho pode ser algo prazeroso, precisa chamar sua atenção para que isso ocorra. Realmente, pode não ser uma tarefa muito simples no começo, já que eles são animais ariscos, então, você deve ficar atento quanto a unhadas e mordidas.

Gatos idosos não é recomendável banhar a menos que tenham sido acostumados desde filhotes, caso contrário nem tente, pois isso vai causar um estresse muito grande no animal o qual ele não precisa sofrer.

Procure sempre produtos especiais para gatos como, shampoo, sabonete entre outros. O mercado para os gatos também cresce consideravelmente. A água pode ser de morna pra fria, procure tampar os ouvidos do animal com algodão embebido em óleo evitando assim que a água passe e faça com que o animal adquira uma otite, aproveite e limpe com soluções especiais a orelha do animal.

Na hora de secar de preferência a uma toalha seca, procure deixa-lo no sol,, não use o secador, pois devido ao barulho os animais ficam muito nervosos a menos que você tenha um secador que faça o mínimo de barulho possível. Procure banhar seu animal em dias ensolarados o qual ele sente menos frio e se torna mais fácil de secar, use sempre o bom senso.

É realmente muito interessante fazer com que os gatos tomem banho tranquilamente, essa é uma forma de manter os animais o mais limpo possível, já que muitos que moram em casa saem pra passear e voltam trazendo muitas vezes sujeira consigo e muitos têm o habito de dormir com os donos.
O banho não substitui tratamentos como o de pulgas, carrapatos e também, não substitui escovações, que devem ser feitas diariamente e é importantíssimo que acima de tudo haja uma a higienização do ambiente o qual esse animal pertence. 
Otimize o máximo que puder o conforto e o bem estar de seu amiguinho e sua tranquilidade.

34 comentários:

  1. Os meus detestavam, rs Mas hoje em dia, muitos tomam banho e ficam todos perfumadinhos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que legal... estou querendo arrumar um gatinho, e com essas fotinhas fofas só me incentiva mais, vou mandar esse post para uma amiga, ela vai amar também... beijinhos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Magda! Interessante! Já ouvi falar que gatos dão muuuito trabalho na hora do banho... mas, ficou a dica, acostumar desde filhote, excelente post!!

    Beijos!!!! Lindo sábado e um excelente domingo pra você!!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Magda como sempre seus post trazem bastante informação para cuidar dos bichinhos de estimação bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa eu não dou banho na Nikita, ela veio pra mim quando já tinha 3 anos, achei melhor nem tentar. As priminhas (NIna e Malu) tomam banho de vez em quando, mas não gostam. O Tico não tentamos ainda.

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  6. Oi Magda, a Mina detesta banho e só quem consegue dar banho nela é meu marido - o humano favorito dela rsrs. Mas só toma um banho por ano, sempre no auge do verão - para aliviar o stress da alta temperatura.. O inverno por aqui é muito frio e não há necessidade - segundo o vet dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gatos não podem tomar banho nunca, jamais, never!!! Eu não aceito e faço o maior escândalo, aliás, só tomei uns 5 banhos em 14 anos e o último a nossa vizinha veio ver o que estava acontecendo porque eu berrava feito louca!!! Depois do banho tenho que me lamber durante horas pra tirar o cheiro do shampoo...é exaustivo!!! É verdade que eu fiquei limpinha e cheirosa mas não valeu a pena!
    Lambidas da Pink

    Magda, eu bem que tentei acostumar desde pequena mas no primeiro banho já foi um drama e praticamente desisti. Como ela tem pelos curtos está sempre limpinha. A Rutha era mais peluda e ficava bem sujinha, eu dava banhos masi regulares nela e ela ficava quietinha e tenho certeza que adorava ficar limpinha!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  8. Olá Tia Magda
    Eu detestava tomar banho e minhas priminhas Juja e Jujuba detestam mais ainda...hihihi
    Lindo domingo para você e a Vicky
    Ronronzinhos estreladinhos do
    Xixo

    ResponderExcluir
  9. rsrs...a última foto está hilária! Era assim que ficavam meus gatos quando eu tentava dar banho neles. Eu tentava, mas eles viravam bolas de dinamite pura.

    ResponderExcluir
  10. Oi Magda!

    Adorei as dicas e adorei seu blog!!

    Beijos!!

    http://gateiraeblogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Magda,que bichanos mais fofos ,eu tinha a ideia que eles se lavavam sem
    precisar de bacia e agua ,mas faz sentido a forma como você explica
    boa semana e beijos

    ResponderExcluir
  12. Lindo e Carinhoso ensinamento!!!
    Feliz Semana e Feliz Ano Novo pra ti!!!
    Beijos no teu coração, Lelê.

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa dou banho nos gatinhos desde pequenos! O Yoshi não gosta muito não, briga um pouquinho pra tomar banho mais aceita! A Rosinha fica bem quietinha quando toma banho. Só não dei banho no Cookie ainda, o tempo está muito frio esses dias, e eu queria completar o ciclo de vacinas dele antes de dar banho... Quando fizer um solzinho, vou apresentá-lo a água! kkkkk

    Beijos e ótimo post!!!
    Linda e doce semana pra você!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Magda!!

    Meus gatinhos tomam banho 2x por mes... tem um que é meio arisco, mas eu sempre falo com muita calma com ele durante o banho e aí eu consigo que ele fique mais ou menos quietinho... fica sempre olhando para mim com aqueles olhos verdes enormes, quase pedindo para eu ser bem rapida no duche dele... Adoro o cheirinho deles limpinho e bem cheiroso, bem como as suas mantas que sao mudadas todas as semanas, os brinquedos de pano lavados...

    Adoro os seus posts!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  15. O Amor é complexo, mas é lindo,
    muito lindo! Quando ele .
    Acredite no Tempo, na Amizade,
    na Sabedoria, e principalmente no Amor.
    A verdadeira amizade supõe um pacto de fidelidade,
    uma capacidade de dar sem esperar resposta.
    Em nome desse amor , que estou aqui hoje.
    Um dia especial..especial de verdade.
    O aniversário da minha pricesa(Lara)
    por isso venho convidar para uma visita no meu blog.
    Uma semana abençoada e na paz.
    Beijos no coração ,Evanir

    ResponderExcluir
  16. Olá Magda
    Mais uma aprendizagem importante. Desconhecia essa necessidade destes peludinhos. Muito bom saber! Dicas preciosas.
    Um abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
  17. Ola querida Magda,meus cumprimentos pela tua excelente postagem sobre o banho dos gatinhos.È um assunto que muita gente não tem conhecimento,e destes um grande esclarecimento com muita sabedoria e precisão.Beijusss.SU

    ResponderExcluir
  18. Querida Magda: infelizmente as minhas meninas detestam banho e já nem tento,pois também já tem uma idade "avançada" e temos que respeitar os mais velhos,não é? No entanto, adorei as tuas dicas e os gatinhos devem ficar bem cheirosinhos ( convenhamos que a língua depois de comerem peixe,não dá extamente um "perfume" muito agradável).
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  19. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  20. Eu não tomo banho. Minha mãe desistiu. Eu quase matei ela e quando ela me levou para o pet shop o mesmo disse que não me recebia mais. Simplesmente odeio. Já meus outros irmãos felinos tomam banho sim e não dão problema algum. Mas é sempre bom conhecer o temperamento do seu animal e respeitar. Existem maneiras e maneiras de deixá-lo limpinho. Muito bom o post amigateira. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Querida amiga

    O cuidado
    com estes animaizinhos
    tão preciosos,
    é um bálsamo para o coração.

    Que os sonhos
    te enlacem a alma.

    ResponderExcluir
  22. aqui em casa so tem gato velho q ñ toma banho rsrsrs na verdade nunca fui d dar banho em gato meu, eu tive um q era bem peludão eu mandava assim uma vez ao mês pq era muito pelo, mas eu ñ gosto de dar banho em gatos, eu os considero auto-higienicos rsrsrsrs bjssss

    ResponderExcluir
  23. Dizem que os gatos não precisam de banho, mas os que eu tive estavam tão acostumados que já até gostavam kkkkkkkkkkkkk
    Bjssssss amiga

    ResponderExcluir
  24. Olá Magda, teu blog é um encanto, amo vir aqui! Gostei de ler esse texto, maravilhoso, com preciosas dicas...um lindo aprendizado. Nossos felinos merecem carinho e um banhinho gostoso de vez em quando.
    Parabéns e obrigada por compartilhar tão belo post, amada!

    Super beijo e ótima sexta!
    *♥´¨)
    ¸.•´¸♥.•*´¨) ¸.•*¨♥
    (¸.•´ (¸.•` ♥*

    ResponderExcluir
  25. Magda querida, passei p/deixar bjsss e desejar um lindo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  26. Querida Magda, gosto tanto dos animais, sinto tanta compaixão por eles que chega a doer em mim...Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  27. Olá Magda,
    Sempre dei banho nos meus gatinhos e eles gostaram. Hoje com o Pepê só dou uma vez por mês, mas mando ele para o pet shop. O bom é que cortam as unhas etc. Quando eu morava em casa achava mais fácil dar banho lá mesmo, pois tinha mais espaço e o quintal para eles secarem a o sol. Boas dicas!
    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
  28. Un Post maravillosos sobre estas lindas criaturas y su aseo en el baño.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  29. Ai, confesso: quase nunca dou banho nos meus bichanos, shame on me!!! Mas sabe o que é, Magda, fico com muita dó, eles miam doído, parece um sofrimento, hehehehe!! Cachorro parece que gosta mais, os da minha mãe chegam a fazer festa, agora gato bate aquela depressão!! Além do mais, depois do banho vem aquela lambeção doida e a Ágatha sempre vomita uma bola de pelo, tadinha da minha filha, hehehehe!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite querida amiga!
    Passando para agradecer tua amável visita ao meu cantinho, deixar um grande abraço e desejo de uma semana iluminada, com muitas bênçãos!¸.•*¨♥

    ResponderExcluir
  31. Olá Magda!! É muito bom ficar a conhecer um pouco mais sobre o mundo dos animais,tens um espaço super encantador. Adorei passar por aqui. Já tive imensos gatos mas nunca os habituei a tomarem banho. Agora tenho é um cachorrinho ao qual dou banho uma vez por mês,super adoro ele. Beijinhos e fica com deus amiguinha querida!! http://pontodecruzdamafalda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  32. Oi querida, feliz em receber vc!!
    Olha só, quando pequeno meu mimi adorava banho mas agora não quer mais nem saber. Já está com 17 anos e não quero estressa-lo. No pet não sei com fazem mas ele volta limpinho, tenho medo que judiem dele então levo pouco.
    Um belo post querida.
    Abraços com carinho do pessoal daqui!!

    ResponderExcluir
  33. Uma postagem de grande utilidade.Minhas duas gatas, já adotei um tanto "maduras". Raramente, mando dar banho nelas. Ficam estressadas demais.
    Obrigada,
    beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  34. Amei este blog, já sou sua seguidora, beijos e muito sucesso♥♥

    ResponderExcluir