Diga NÃO ao abandono!

O crime de abandono de animais acontece em todas as classes sociais, pelos mais diversos motivos: o “criador” não quer gastar dinheiro com a cria que não é perfeita, o gato arranhou o sofá, o cão latiu demais, o animal ficou velho ou doente, a família vai viajar, os responsáveis vão ser pais, vão se mudar e não poderão levá-lo…

Muitas “doenças” que aparentemente parecem difíceis de tratar, são muitas vezes de cura rápida e simples. Consulte o veterinário ou alguém que conheça o assunto para te orientar. Não abandone seu animal no momento em que ele está frágil e sofrendo, porque se isto acontecer, você o estará condenando a mais sofrimento, privações e talvez, até a morte.

Comportamentos indesejados (como latidos, xixi fora do lugar, destruição de objetos, brigas com outros animais) também podem ser corrigidos através de adestramento profissional ou educação firme, sem agressão, por parte do dono.

O crime de abandono de animais acontece em todas as classes sociais, pelos mais diversos (e às vezes fúteis) motivos: o “criador” não quer gastar dinheiro com a cria que não é perfeita, o gato arranhou o sofá, o cão latiu demais, o animal ficou velho ou doente, a família vai viajar, os responsáveis vão ser pais, vão se mudar e não poderão levá-lo…

Comportamentos indesejados (como latidos, xixi fora do lugar, destruição de objetos, brigas com outros animais) também podem ser corrigidos através de adestramento profissional ou educação firme, sem agressão, por parte do dono.

Mudanças de residência, viagens de família, separações, casamentos, filhos, tudo isto normalmente pode acontecer com a maravilhosa companhia de um pet de estimação. Converse com os membros da família e continue acolhendo seu animal, mesmo quando sua vida passa por mudanças. Sobre a sua vida você pode ter controle, mas sobre a dele, nas ruas, ele certamente não terá nenhum.

Já a velhice é natural do ciclo da vida e nós, humanos, também ficaremos velhos. É um ato covarde jogar na rua um animal que te acompanhou por tanto tempo, somente porque está debilitado, não tem mais dentes ou não se locomove com facilidade. Imagine o quanto ele deve estar precisando de sua ajuda. Encontre um cantinho abrigado para ele, com comida e água para que ele possa viver o resto de seus dias de forma digna. Ele não te abandonaria se você estivesse doente ou velho. E são inúmeros os relatos de animais que não abandonam o corpo do dono, mesmo por dias a fio, após sua morte ou sepultamento.

Vamos agir com humanidade e não permitir que estes animais sejam vítimas da negligência e do sofrimento.

www.acaoanimal.com.br




           

31 comentários:

  1. Excelente texto! Ah! se houvesse conscientização!
    Como pode, alguém abandonar o seu animal?

    Leio muito, sobre o assunto. Tenho uma sobrinha e uma nora que divulgam muito, sobre o assunto, no FB. É muito importante!

    Um beijo, Magda,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Querida Magda: acho horrível abandonar um animal que pertence à nossa família quase.Por motivos tão fúteis e egoistas, como o facto de ele estar velho ou doente, é mesmo desumano.Como já tive oportunidade de dizer, a minha Valentina ( 14 anos de gatice) já está velhota. Então temos o cuidado de acender a lareira e por a caminha dela bem perto. Ela adora e até ressona.
    Bjs,querida amiga
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Olá Magda, muito interessante e bom esse post, nossos bichinhos não podem sofrer como muitos estão sofrendo... isso está cada vez mais acontecendo aqui no Brasil e no mundo... por isso castrar é tudo de bom também... não adianta só adotar enquanto vários animais estão sendo nascidos por aí, e em brave serão abandonados...

    Cindy já tem 8 aninhos :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. oi Magda,esse texto me comove muito,pois tenho a minha Aika com 10 anos,eu sinto muita dor so de pensar o dia que ela não estará mais comigo,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto,bela e oportuna mensagem!!beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  6. Lindo post!
    Rezamos todos os dias para que os animais sejam respeitados!

    ResponderExcluir
  7. Oi Magda!
    Maravilhoso texto!
    É um sonho justo e muito verdadeiro!
    Torcemos para que as pessoas se conscientizem!
    Beijos da Lelê e lambidinhas carinhosas da Cookie.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero falar alguma coisa, mas confesso que nao consigo... se tem coisa que eu prezo demais no mundo sao meus amiguinhos patudinhos, nossa, eles estao sempre ali do meu lado, me dando lambidinhas e romronando, tá fazem uma ou outra asneira, mas quem nao faz? nós fazemos e coisas bem piores que eles... Ha 2 semanas que me apareceu aqui na porta de minha casa uma gatinha, linda... Ao inicio pensei que era de algum vizinho, mas a gatinha nao saia da minha porta.. claro que eu dei comida para ela, hoje ela nao me larga mais, e acabei descobrindo que ela foi abandonada... Pode??? Nossa eu sei o que sofri quando os meus pais levaram para a casa deles da quinta 2 dos meus amados gatos, e os meus pais estao la diariamente e os gatinhos estao lindos, mas sempre que eu vou lá... me apetece esconde-los dentro do carro e trazer eles de volta :(

    Desculpa meu enorme testamento, mas se tem amor no qual eu acredito é no dos meus patudinhos, sao anjos que vieram ao mundo para ensinar o que é o amor!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  9. Eu também não entendo como uma pessoa consegue abandonar um animal! Tenho a impressão de que se pudessem, abandorariam filhos, pais, irmãos... Se bem que nos asilos, a gente pode comprovar parte dessa teoria!!

    ResponderExcluir
  10. Magda...

    Pessoas que agem assim, não merecem ter a amizade de um animal...são pessoas que infelizmente não evoluiram, não exercitam a caridade, a solidariedade, a responsabilidade, o amor... para mim, nem merecem serem chamadas de HUMANAS.

    Mas...acredito que sempre dá tempo de mudar, de melhorar as atitudes e corrigir os erros.

    Tenha um ótimo dia,

    beijinhos,

    Lígia e turminha :)

    ResponderExcluir
  11. Postagem excelente, Magda. Abandono é absurdo.
    Aqui em POA, no domingo, houve um incêndio em uma vila muito pobre, de casebres, perto do acesso a estrada para praias, que destruiu 50 casas. Alguns animais morreram..
    Uma moradora, ao ser questionada pela imprensa sobre a quantidade de cães que perambulam por lá, respondeu que fazem o possível por eles. Que todos os dias, carrões param por lá, abrem as portas e abandonam seus animais sem o menor remorso. Que na comunidade, mesmo sendo muito pobres, fazem de tudo para amparar os bichinhos. Dividem com eles o pouco que tem e na medida do possível, conseguem com a prefeitura castração para alguns animais de lá. Sabe que eles vivem em condições muito aquém do merecem - como eles mesmos - e que fica chocada com a falta de amor pelos bichinhos daqueles que são "ricos" e tem estudo.
    Irresponsabilidade e desamor não tem mesmo classe social.
    Tenho verdadeiro horror de quem abandona. Pra mim, isso é uma prova contundente de falta de caráter.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Essa postagem está perfeita!
    Abandonar é um ato desumano!!! Como podem abandonar seres que apenas nos trazem muito amor e carinho sem pedir nada em troca?! É lamentável isso...

    Beijos e linda sexta-feira *-*

    ResponderExcluir
  13. Querida Magda,
    Não entendo as pessoas que abandonam os seus "Bichinhos"
    Mas infelizmente tem pessoas que não estão nem aí...
    Pena!

    Temos um selinho para você nos
    Selinhos dos Bichinhos
    http://selinhosdosbicinhos.blogspot.com.br/
    Esperamos que você goste
    Lambeijinhos e Ronrons
    Com carinho de
    Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

    ResponderExcluir
  14. Olá Magda!! Muito bom este texto e informativo....fala os vários motivos e como alerta porque acontece esse descanso. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente isso ainda acontece, tratam os animais como brinquedos enquanto está agradando eles ficam, quando começam a dar um pouco de trabalho eles jogam fora, é lamentável, e o pior é que as pessoas que fazem isso ainda se justificam, eu sinceramente não entendo. Cresceu muito o número de pessoas que gostam de animais e cuidam bem deles e a prova disso é o crescimento do mercado pet, mas sem a esterilização de animais de rua ou das regiões carentes é como esse grupo de pessoas fosse uma gota no oceano, ainda tem muito bicho sofrendo por ai. Lamentável... Bjs, boa semana.

    ResponderExcluir
  16. O Abandono é muito triste
    é de cortar o coração

    Beijos Minha Amiga Querida e uma Linda Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  17. OIii amiguinha...
    Aparece lá no bloguinho..
    Saudades de vocês ><' ...
    Abandonooo fora daquii... *-*
    Beijooos ...
    Vivian e sua turminha
    postcao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Bom dia minha querida!
    Sabe, não consigo sair do seu bloguinho sem estar com os olhos marejados...
    Eu amo tanto esses peludos que fico imaginando sempre, como uma pessoa consegue descartar essas preciosidades sem ter nenhuma dor na consciência.
    Eu acompanhei todos os meus "senhorzinhos", os colocando dentro de casa e fazendo tudo por eles (e sempre com a sensação que fiz pouco...).
    Parabéns por sua bela postagem e por seu bloguinho, sempre tão lindo.

    Abração esmgador e lambeijos nos peludos.

    ResponderExcluir
  19. Maldade pura! As pessoas querem bichinhos só para os filhos brincarem, mas quando vê que dá trabalho abandonam. Eu tive uma cadelinha que um vira lats cruzou com ela e a coitada pariu 5 filhotes, 2 morreram e vingou 3 femeas, eu dei 2 que eram lindas e crio a que todos acharam feia, que prá mim é muito linda e eu adoro. Ela fez um ano em 29 de dezembro e fiz uma festinha de aniversário para a minha filha "Cesa" pois acho que ela é mesmo uma princesa. Beijos amiga e tenha um ótimo carnaval.

    ResponderExcluir
  20. Lindo texto, eu não consigo entender como alguém pode agir desse modo, como alguém pode abandonar um animal, que vê em seu tutor um pai, um amigo, um companheiro, é a atitude mais horrenda que alguem pode cometer, enfim, eu fico muito indignada, triste, revoltada, etc.

    Passa lá no meu blog para pegar um selinho, não sei se já te mandaram, mas não faz mal, o que importa é a intenção.

    Beijos

    Nai

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga, concordo, não devemos maltratar nem abandonar o animais, eles merecem nosso respeito!
    Tenha uma boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
  22. Magda, saudades!!!!

    bjim

    Lígia e turminha:))

    ResponderExcluir
  23. Lindo texto!!!
    Beijos!!
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelos comentários, que como sempre, me emocionaram profundamente.
    Trago esse poema do Blog da Inês, que fala um pouco sobre essa triste realidade dos animais abandonados...


    Abandono dos Animais

    Porque que as pessoas abandonam os animais;

    Muitas vezes sem justificações causais;

    O que nos deixa desiludidos;

    E sempre ficamos feridos;

    Pois os animais têm sentimentos;

    E também nos dão belos momentos;

    São muitas vezes a nossa companhia;

    E sempre nos transmitem alegria;

    Não percebo o porquê desta ação;

    Que me dá muita aflição;

    Estas pessoas não têm consciência;

    Do mal que lhes vai fazer muito carência;

    Pois algum dia iram-se arrepender;

    Do mal que acabaram de fazer.

    ResponderExcluir
  25. Pessoal
    Ajudem comprando qualquer item da promoção da lojinha para ajudar nas despesas dos animais resgatados que aguardam adoção em lar temporário
    http://adoteumfocinhocarente.blogspot.com.br/2013/01/promocao-para-renovacao-de-pecas-da.html

    ou comprando qualquer numero da rifa
    http://adoteumfocinhocarenterifas.blogspot.com.br/

    Por favor, ajudem na divulgação. Quem sabe aquele amigo que vc nem sabia quer adotar um animalzinho??
    WWW.adoteumfocinhocarente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Agradecendo e retribuindo a visita, parabéns pelo lindo blog !!!!! Que delícia !!!! Beijos e muitas publicações !!!!

    ResponderExcluir
  27. Retribuindo a visita do siga-me!!
    carmem-amorpeloartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Obrigada por sua visita e parabéns por seu trabalho neste blog...os animaizinhos agradecem!!!! bjs

    ResponderExcluir
  29. Legal!Esse blog;Gosto de ver assunto como esse, falando dos nossos animais de estimações!É verdade eles precisam serem bem tratados;Porque e horrrivel ver cenas de pessoas maltratando cachorros, gatos, e outros inocentes que não fazem mal a ninguém.meus parabéns muito bom teu trabalho.já estou te seguindo:
    http://espacomariabelezaesaude.blogspot.com.br/Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  30. obrigado pela visitinha volte sempre bjos fica com Deus

    ResponderExcluir
  31. Olá Magda,brigadim por fazer parte do meu cantinho...
    Adorei seu blog e em especial essa postagem,parabéns pelo belo texto,com certeza não devemos NUNCA abandonar nossos bichinhos!!!
    Abraços,Daise.
    http://daisedantas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir