Dicas importantes para encontrar animais desaparecidos.



Os donos devem:

*Colocar faixas nas ruas (mesmo que a prefeitura tire, basta um dia para muitas pessoas verem)

*Distribuir cartazes em comércios (padarias, farmácias, bancas de jornais, postos de gasolina, lojas...)

*Distribuir cartazes em clínicas e pet shops do bairro em que o animal fugiu e bairros adjacentes.

*Colocar um cartaz do animal no vidro do carro

*Contratar carros de som para anunciar a fuga do animal no bairro que o animal fugiu e bairros adjacentes (tem dado excelente resultado).

*Colocar anúncio nos sites de animais perdidos

*Colocar anúncio no Facebook, Orkut...

*Anunciar numa rádio/jornal local

*Enviar o cartaz por e mail para amigos, parentes, Ongs e protetores de animais

*Deixar cartazes nos CCZs (Centro de Controle de Zoonoses da cidade onde o animal fugiu) e ir de tempos em tempos neste local

Importante:

*Muitas pessoas não conhecem raças de animais, desta forma o cartaz deve conter a foto do animal e/ou a sua descrição além da raça, ou mencionar mestiço ou então colocar sem raça definida.

*Colocar dia, mês e ano da fuga (porque vai ficar nos sites de animais e rodando pela Internet)

*Colocar cidade (o anúncio vai para protetores de várias cidades)

*Colocar bairro de onde o animal fugiu

*Colocar contato do dono: Primeiro nome e só telefone celular com código da cidade

*Colocar e mail do dono (importante para o caso de alguém achar um animal parecido, poder enviar a foto)

*Colocar Gratifica-se: Não colocar valores

A persistência dos donos é fundamental...redistribuir os cartazes toda semana ou a cada 15/20 dias, conforme as possibilidades.

Muitos animais são achados depois de 1,2, 3...6 meses, até 1 ano. Há casos registrados da volta do animal depois de 2 e até de 4 anos.

Alguns cuidados: O anúncio da fuga de um animalzinho mobiliza muita gente. Muitas pessoas querem ajudar. Assaltos nestes casos não são freqüentes, mas já aconteceram, desta forma alguns cuidados devem ser tomados: Se o dono do animal receber ligações, é recomendável que vá sempre acompanhado (a) com mais pessoas e que fiquem observando de longe. Dependendo do local, é melhor pedir para a pessoa trazer o animal até o dono e dizer que gratifica. Caso a pessoa queira trazer o animal não fornecer o endereço da casa do dono do animal.É melhor marcar numa padaria, posto de gasolina ou algum local de movimento. Não desistir! Com essas medidas muitas pessoas conseguiram recuperar seus animais. Para evitar este sofrimento é importante manter o animalzinho permanentemente (mesmo dentro de casa) com coleira com plaquinha de identificação com o telefone celular do dono com o código da cidade.Também é interessante microchipar o animal, porém este método ainda é pouco conhecido no Brasil e poucas pessoas têm o leitor de microchip. O ideal é utilizar-se das duas formas de identificação.As plaquinhas podem ser achadas em vários pet shops e lojas que vendem produtos para animais. Em São Paulo nas lojas Cobasi fazem em 10 minutos.

22 comentários:

  1. Dicas valiosas... nem posso pensar na ideia de perder minha Mina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem!
    Nem gosto de pensar na possibilidade de perder meus peludos! Deus me livre se isso acontecer.
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, ótimas dicas, é incrível como tantos animais se perdem não é mesmo?! São muitos, só vejo apelo de desaparecimentos, ainda não comprei a plaquinha de Doki, mas vou já comprar. Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas,

    Se eu perder meus amores, aiiii....nem quero pensar.

    Minha cadelinha Piaf é fujona, veio da rua, queria voltar para a rua, já escapou 2 vezes, muito arisca, fui atrás dela desesperada...desesperada...agora, depois de um ano comigo, está mais calma.

    beijinhos,

    Lígia e turminha=^♥^=

    ResponderExcluir
  5. Tô com o Mario e não abro! Magda querida muito obrigada pelas dicas adorei mesmo. Olha eu tenho uma peludinha muito parecida com esse cãozinho marrom aí da postagem. Beijinhos e um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Concordo... nem sei o que faço se minhas meninas sumirem.... e realmente tem que mobilizar todos!
    Beijinhos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por essa importante postagem!
    Tenha um lindo fim de semana :)
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
  8. Olá Magda: ótimas dicas mesmo. Adorei as fotos dos bichinhos.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Olá Magda, muito bom o post, era bom todo mundo saber dessas dicas...
    se as pessoas usassem microchip iria ajudar também.

    BJS querida!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Dicas valiosíssimas ;)
    Ainda bem que nunca passei por essa situação... deve ser bem difícil tanto para o dono quanto para o animal!
    Minha visinha perdeu o cãozinho dela e achou depis de 6 meses! Ele estava tão fraquinho e magro tadinho... vagando por um outro bairro bem distante do nosso! Mas ainda bem que ela o encontrou!

    Beijos floor e ótimo fim de semana pra você e a super fofa da Vicky!

    Falando na fofurinha.. eu vi as fotos dela na rede! meus Deus! Que vontade de apertar, cheirar, apertar de novo e nunca mais soltar! Ela é muito lindinhaaaa *-*

    ResponderExcluir
  11. oi amiga tem um meme p vc la no blog http://meubixano.blogspot.com.br/2012/11/um-pouco-sobre-mim-meme.html bjsss

    ResponderExcluir
  12. Que imagens tão amorosas, derretem qualquer pessoa :)

    Acho que este post é bastante útil, custa sempre perder um dos nossos animais e é importante saber por onde começar para o podermos encontrar :D

    Beijinhos,
    Maria

    ResponderExcluir
  13. oi Marcia ótimas dicas como sempre os seus post arrasam bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  14. axo essa ideia do chip super legal e deveria existir em todo o Brasil! Minha gata sumiu por 9 dias, estava presa no sotão da casa do vizinho, quando subiram e viram a gata com a descrição q eu dei foram imediatamente la em casa... gosto nem de pensar se eu ñ tivesse avisado... bjssss

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu anjo amigo!
    Obrigada pelo carinho da sua visitinha que me anina tanto! Aqui como sempre, muito lindo!
    Bjs carinhosos e um final de semana especial.
    Josi

    ResponderExcluir
  16. Parabéns por tão útil postagem, Magda
    Uma linda semana para tí e
    Um beijinho e o nosso carinho
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  17. Dicas excelentes, Magda! Ownn essa última foto do cão e gatinho, q amor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Vim agradecer o carinho pelo niver ontem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas!
    Minha cocker fugiu no ano passado e coloquei vários cartazes pelo bairro, mas arrancaram todos. Eu acredito que algum vizinho a levou e não quis deixar pistas. Até hoje pergunto dela e qdo ouço um latido parecido vou atrás.
    Já vi em sites e a quantidade de pets é enorme. Seria bom se todos encontrassem seu lar.
    Adorei as fotinhos.

    Abração.

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga! Vim oferecer o selinho: Crazy Blog que está na minha salinha de mimos: http://lovelymimos.blogspot.pt/2012/11/selo-crazy-blog-obrigada-amiga-cristina.html

    Espero que goste! Ofereço com carinho! :)
    bjinhos, Joana Neves

    ResponderExcluir
  21. Essas dicas são super importante!!! Quando perderem um animal seus donos não devem desistir de procurá-los. Uma vez o meu cachorro escapou , levamos 3 horas para encontrá-lo, mas Graças Deus deu tudo certo!!

    ResponderExcluir