Apesar de terem um casaquinho natural, cães e gatos correm mais risco de contrair doenças no inverno. Veja como proteger seu animal nos dias mais frios
1. Arrume uma casinha
Principalmente se o animal morar no quintal. Não precisa gastar uma fortuna na pet shop. Usando a criatividade, bacias e caixas de papelão forradas com jornal viram cafofos aconchegantes. Só não vale instalá-los onde há corrente de vento (como num corredor) ou em locais descobertos.
2. Improvise uma cama
Os bichos vão fazer uma festa com aquele cobertor que você não usa mais. Para recém–nascidos órfãos, use uma garrafa com água quente sob a coberta e troque quando esfriar.
3. Compre roupinhas
Cães idosos, magrelinhos ou de pelo curto precisam de reforço para se aquecer. Escolha um modelo de roupa folgado e, se o bichinho ficar incomodado, tente um tecido mais leve. Gatos lidam melhor com temperaturas baixas e, como não curtem penduricalhos, dispensam roupinhas.
4. Maneire no banho
Pelo molhado no frio faz baixar a imunidade, principalmente de animais novinhos ou mais velhos. Quando o cheiro ficar muito forte, lave-o com água morna, seque com cuidado e, para evitar choque térmico, deixe o animal no local do banho por 20 minutos depois de tirá-lo da água.
5. Capriche na ração
O apetite dos animais também aumenta no inverno, já que o metabolismo acelera para manter a temperatura do corpo adequada. Mas tome cuidado para não exagerar na comida, pois a obesidade causa problemas de saúde.
6. Brinque com ele
Bichos sedentários sentem mais frio. Se você não quiser suar junto com o peludo, organize uma caça a bolinhas ou ratinhos de brinquedo.
7. Abrace bem apertado
Existe coisa melhor na vida do que trocar calor assim? Além de quentinho, seu amigo vai se sentir amado e protegido.
Calor para quem não tem um amigo
Morrer de frio é ainda mais triste do que esperar uma família que nunca chega. Para aquecer animais que vivem em abrigos, favelas, cemitérios ou casinhas improvisadas na rua, a ONG paulista Adote um Gatinho criou a Campanha do Agasalho para Cães e Gatos. Desde 2009, foram arrecadados cerca de 4,8 mil camas, tapetes, cobertores e roupinhas. Você pode fazer sua doação em um dos 35 postos conveniados (saiba onde aqui). Quem mora fora de São Paulo pode buscar uma ONG perto de sua residência que faça esse trabalho.
Fonte: mdemulher