24/06/2019

*Sarna de ouvido em cães e gatos*


O ácaro da orelha Otodectes cynotis, causador da Sarna de ouvido é muito comum em gatos e nos cães. Esse ácaro fica na superfície da pele do condutos auditivo. O seu ciclo é composto pelas fases de ovo, larva, duas fases de ninfa e o adulto (macho ou fêmea). 

            Imagem relacionada         
Os sinais clínicos:
O proprietário normalmente refere-se à coceira intensa, feridas na parte de trás da orelha, o animal geme ao se coçar, chacoalha repetidamente a cabeça.

Ao limpar os ouvidos do animal, nota-se a presença de uma grande quantidade de cera nos ouvidos, de cor castanha bem escura, quase preta, o cerúmen, que em excesso, é causado por uma reação do conduto auditivo em decorrência da presença de inúmeros ácaros.

Tratamento:

É importante estabelecer rapidamente o tratamento devido a uma lesão posterior que pode ocorrer e afetar tanto o canal do ouvido como a orelha ( hematoma aural ) em conseqüência da intensidade e agressividade com que se coçam .

Embora a Sarna de ouvido não passe para os humanos, ela é contagiosa para os animais. Se o animal não for tratado corretamente e houver mais animais na casa, eles todos poderão ser infestados.

O tratamento deve incluir um acaricida aprovado para utilização em gatos/cães, remédio para otite e produtos para higiene da orelha conforme indicação do veterinário.

Se houver outros animais na casa, sejam cães ou gatos, mesmo que só um esteja apresentado sinais, todos deverão receber tratamento preventivo aplicado diariamente no conduto auditivo por um período de tempo, geralmente prolongado, determinado pelo médico veterinário.

Resultado de imagem para sarna orelha caes e gatos


Fique atento e leve ao veterinário se perceber a presença de uma sujeira escura, cera, mau cheiro, sinal de dor ou coceira na orelha de seu bichinho.


4 comentários:

  1. Querida Magda: é sempre bom estarmos atentos aos nossos amados bichinhos. O veterinário costuma fazer sempre esta observação por mim, pois confesso, que não sei perceber se as orelhas estão normais ou se estão com ácaros.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Ótimas digas para nossos amiguinhos!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma publicação, repleta de preciosas dicas... para sabermos ler atentamente, o comportamento, dos nossos amiguinhos de 4 patas...
    Gostei imenso! Beijinhos! Continuação de uma feliz semana, e de um óptimo mês de Julho!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Passando a deixar um beijinho e um até breve, por ocasião da minha habitual pausa de Verão, por esta altura... contando estar de volta em meados de Outubro!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...