13 de junho de 2016

*Como cuidar do seu pet no inverno*

Para proteger os pets do frio e ajudá-los a enfrentar as temperaturas mais baixas é preciso tomar algumas medidas especiais. Manter o ambiente úmido e estimular o seu pet a tomar banhos de sol são apenas algumas delas. O clima seco pode ser perigoso e levar ao desenvolvimento de doenças e problemas respiratórios que, com os cuidados certos, podem ser evitados. A atenção deve ser redobrada para promover o bem-estar dos animais.

Veja algumas dicas e cuidados que devem ser tomados para ajudar os cachorros, gatos, peixes e pássaros a atravessarem com conforto e saúde a estação mais fria do ano:

- Ter todas as vacinas em dia é a melhor forma de aumentar a imunidade do animal e protegê-lo dos resfriados e doenças respiratórias.

- A frequência dos banhos deve ser reduzida para proteger o pet das temperaturas mais baixas e evitar resfriados. É importante também usar água em temperatura morna e secar bem a sua pelagem. Para deixar o pet limpo por mais tempo e aumentar o intervalo entre os banhos, escove os seus pelos diariamente.

Como saber se o seu pet está com frio?

Para saber se cães e gatos estão com frio, verifique a temperatura das extremidades do corpo do animal, como as patas, orelhas e focinho. O principal cuidado que se deve tomar no inverno é manter os animais aquecidos e longe de correntes de ar. Por isso, roupas e cobertores são muito bem-vindos, mas o movimento dos bichos deve ser preservado, então, opte por tecidos mais largos e confortáveis. 

Cachorros 

Cães idosos e com pelagem curta são os que mais sofrem com as baixas temperaturas. Poucas espécies estão realmente preparadas para enfrentar o frio. Os cães mais velhos ficam com seu metabolismo mais lento, sofrem com dores nas articulações e podem sentir mais frio. Para não deixá-los sentir a queda de temperatura:

- Passeie e dê banho no seu cãozinho nos períodos mais quentes do dia.

- Não deixe o animal sem roupinhas e use camas e casinhas isolantes que evitam o contato do colchão com o chão. Uma opção é colocar estrados e tapetes em embaixo da caminha.

- O pelo é a proteção natural do animal e ajuda a manter a temperatura corporal, por isso, mantenha a pelagem mais comprida.

- Deixe cobertores na caminha do cachorro para mantê-lo aquecido e longe das adversidades climáticas. Ambientes secos, cobertos e aconchegantes são ideais.

Gatos

Alguns gatos têm o costume de saírem sozinhos para passear na rua, mas no inverno essas saídas devem ser controladas, principalmente durante a noite. Os cuidados com os gatos são essenciais e muito parecidos com os dos cães:

- Mantenha a pelagem do felino mais comprida para proteger e manter a temperatura corporal.

- Torne a cama do animal convidativa e aconchegante. Aposte nas caminhas com isolantes e estrados embaixo, evitando o contato do gato com a friagem do chão. 

Pássaros

No inverno as penas das aves não são suficientes para protegê-las. Elas são vulneráveis às baixas temperaturas e as correntes de ar roubam seu calor corporal com facilidade. Para manter o seu pássaro aquecido no inverno:

- Coloque a gaiola dentro de casa e a cubra com cortinas de plástico ou tecido que permita a passagem de luz. Casos de pneumonia e problemas respiratórios em aves não são raros, porém, são mais difíceis de serem identificados. Por isso, evitar o contato do pássaro com as correntes de ar é fundamental.


Para aquecer o ambiente use equipamentos especiais como aquecedores ou lâmpadas a uma distância segura da gaiola. Uma alimentação reforçada com um cardápio mais calórico é essencial! Alimentos como castanhas, que possuem alto teor de gordura, são os mais indicados.

Roedores

Os cuidados com os roedores são bem parecidos com os dos pássaros:

- Forre a gaiola com papéis picados para isolá-la termicamente.

- Cubra a gaiola com tecidos ou plásticos que permitam a passagem de luz e a circulação do ar para manter o pet aquecido. 

Peixes

A água é a proteção térmica dos peixes e é fundamental mantê-la na temperatura correta, que varia de acordo com cada espécie. Os betas gostam de água quente, entre 23°C e 30°C; as carpas gostam de água fria, em torno de 19°C; a água dos Platis e Molinésias deve estar entre 24°C e 28°C. Para ter controle total e manter a temperatura adequada, utilize equipamentos de medição e termostatos.

Seguindo essas recomendações, seu pet passará pelos dias gelados com mais saúde, conforto e disposição!
Fonte: www.racoesreis.com.br

20 comentários:


  1. Ótima postagem! Tenho muita tristeza em pensar nos animais de rua nesse inverno...=(
    Beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Os bichinhos tb sofrem com o frio.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Magda querida
    Ótima e muito útil a sua postagem.
    Amei receber a sua visitinha, viu?
    Tenha uma alegre semana.
    Beijinhos e o meu carinho.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  4. Querida Magda: por aqui estamos quase no verão, mas no inverno podia notar que a Kika estava com frio, pois o pêlo dela até ficava frio e as patinhas também. Tenho sempre cobertores felpudos, quentinhos e confortáveis para ela se deitar. No seu lugar preferido, a janela, costumo por um pequeno cobertor para ela poder tomar os seus banhos de sol à vontade sem sentir o frio do material.
    Adorei a postagem, como sempre.
    Bjs amiga
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Olá Magda,esses cachorros estão muito fofos com esses gorros.rs
    O Bambi não gosta de capinha e retira tudo que a Cris coloca na casinha para ficar quentinha,a Mel parece a dona do pedaço,uma graça.
    Gostei da sua publicação,sempre com ótimas dicas.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Magda,esses dias estava conversando sobre isso e muitos acham que, por terem pelos, cães , gatos e outros amigos de estimação não passam frio no inverno e essa postagem vem muito a calhar em respeito aos cuidados especiais que devemos ter...li mais atentamente sobre os miaumigos e aumigos que são os que tenho no momento...Obrigado pela partilha
    Pelo carinho,feliz semana,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida. Que frio.
    Ainda bem que você cuida bem dos bichinhos
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, colega Magda!
    Ótimas dicas, com certeza! Por aqui, minha "gataiada" dorme enroladinha em antigas blusas de lã. Como são isolantes térmicos, os mantém aquecidinhos. :)
    Ei, moça!
    Tem postagem nova em "GAM Dolls (2)". Passe por lá e confira! O conteúdo está bem interessante.
    Ficarei feliz com tua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Te desejo uma sexta supimpa.
    Abraço pra você! :)

    ResponderExcluir
  9. Abençoado dia!!!!!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eles merecem todo cuidado!!!
    Bjbj Lisette

    ResponderExcluir
  11. O fato de ter vários animais também facilita na proteção contra o frio. Eles dormem juntos e uns aquecem os outros. Muita paz!

    ResponderExcluir
  12. Vim retribuir a viagem e adorei o blog. Realmente os nossos bichinhos merecem todos os nossos cuidados :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderExcluir
  13. Oi Magda,que legal o seu blog,muitas informações importantes.Eu tenho 2 gatos e 2 cachorros,então vou sempre passar por aqui. Obrigada pelo recadinho no meu blog! Bjss.

    ResponderExcluir
  14. Хорошие советы! Хороший блог!

    ResponderExcluir
  15. Magda
    adorei as dicas,
    abrangeu vários tipos de animais!
    show!
    ja tivemos cachorro, mas algumas coisas esqueci!
    Mas tenho netos cachorros, Quatro!
    moram longe, mas acompanho as notícias!
    beijinhos
    Zizi

    ResponderExcluir
  16. Quanta fofura nessas fotos kkkk
    Eu amo de paixão!
    É verdade amiga, quem tem um animalzinho tem que saber de todos esses detalhes. Cuidar bem é a maior prova de amor!
    Bjsss e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  17. TAG no meu blogue...
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/2016/08/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, vc sempre dando dicas maravilhosas p/quem ama essas criaturinhas kkk
    Bjsss e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir