Gravidez psicológica canina


O que é gravidez psicológica canina?

A gravidez psicológica canina, ou pseudociese, acontece quando a fêmea, que não está gravida, apresenta comportamentos e sinais clínicos de gestação.

Porque acontece a gravidez psicológica?

Durante o cio, ocorrem muitos estímulos hormonais. Algumas fêmeas, no entanto, são mais sensíveis às oscilações hormonais, apresentando sinais clínicos de gestação. Mas como saber se sua cachorra está mesmo tendo uma gravidez psicológica? Confira abaixo.

Sintomas 

Na gravidez psicológica canina, começam a surgir comportamentos de uma fêmea prenhe, como:
Organização do ninho,
Aumento das glândulas mamárias
Produção de leite (devido à ação da prolactina),
Adoção de algum objeto como cria, (bichinhos de pelúcia, por exemplo)
Aumento de volume abdominal e agressividade.

A grande produção de leite pode levar à inflamação das glândulas mamárias. Neste caso, é comum observar a fêmea lambendo o local devido às dores.
Alguns animais sofrem durante este período, apresentando comportamento depressivo, como uivar e parar de comer.
Os sinais acompanham o período de ação do hormônio responsável, portanto pode durar de uma a duas semanas.

Gravidez psicológica em cadelas x gravidez psicológica em gatas

A cadela ovula espontaneamente, dando início à fase lútea, que é caracterizada pelo aumento da progesterona. Sendo assim, em todo cio ela corre o risco de desenvolver a pseudociese, ou seja, a gravidez psicológica.
Já as gatas ovulam apenas por estímulo durante a cópula, sendo poucas as vezes em que não há fecundação e, consequentemente, havendo menor incidência de gravidez psicológica.


Diagnóstico da gravidez psicológica canina

O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos (citados anteriormente), histórico de cio recente, palpação abdominal e exames de imagem para se ter certeza de que não há gestação.

Gravidez psicológica canina – tratamento

O tratamento da gravidez psicológica em cachorros baseia-se no encurtamento desde período, administrando medicamentos que inibem a produção de leite e afastando objetos que a cadela adotou para não estimular ainda mais a produção de leite e o comportamento materno. Caso a cachorra tenha desenvolvido inflamação nas glândulas mamárias, esta deve ser tratada com rapidez.

É importante ressaltar que o aparecimento recorrente da gravidez psicológica (pseudociese) pode provocar inflamações e infecções do útero (piometra) e, ainda, tumores no sistema reprodutor.

Prevenção da gravidez psicológica canina

A castração previne essa “falsa gravidez”, sendo indicada principalmente para as fêmeas que apresentam estes episódios com frequência ao final dos cios. Prevenindo assim, todas as consequências citadas e proporcionando alívio para a cadelinha ou gatinha.

Curiosidade

Uma explicação referente ao histórico selvagem dos animais é de que nas matilhas todas as fêmeas entravam no cio na mesma época. As que não gestavam passavam a adquirir comportamentos de pseudociese (gravidez psicológica) para que pudessem ajudar as companheiras a cuidar das crias, tanto no instinto protetor como na amamentação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...