Odor desagradável em seu cachorro? Veja algumas dicas para amenizar esse problema.

Com a rotina acelerada e os compromissos do dia-a-dia, procuramos simplificar e sempre que possível, optar por coisas mais práticas.

Pensando nisso, será sugerido nessa postagem, duas receitas caseiras simples e práticas. Elas podem ser utilizadas para dar um banho a seco nos seus animais de estimação, e também para limpar e perfumar sua casa.

Essa é a receita mais simples. Para prepará-la são necessários apenas três ingredientes:

• 1 litro de água morna

• ½ copo de vinagre de álcool

• 1 colher (de sopa) bicarbonato de sódio

Misture os três ingredientes em uma vasilha, molhe um pano macio na composição e torça-o para que ele fique apenas úmido na hora de passar no animal. Repita sempre essa sequência.
Misture os ingredientes em um recipiente grande, uma vez que o vinagre e o bicarbonato efervescem quando são usados juntos. Depois você pode colocar o líquido em um frasco menor.

O vinagre será responsável por tirar cheiros e dar brilho ao pêlo, assim como o bicarbonato, que também ajuda a tirar certos odores. Se o animal estiver muito fedido, você pode encharcar o pano e secar bem o animal depois.


Essa receita é útil para filhotes e animais mais velhos em dias frios ou animais que não se deixam banhar com água e sabão, por medo ou estresse. São práticas também como auxiliar na limpeza do pêlo e para retirar odores desagradáveis da pele, substituindo alguns banhos, diminuindo assim a frequência do banho com água e sabão, mas nunca eliminando-o.

Limpeza do ambiente, outra dica importante:

Com mais alguns ingredientes, você também pode utilizar o banho seco para tirar mau cheiro de objetos, como a caminha do cachorro, por exemplo.

• 1 litro de água

• ½ copo de vinagre de álcool

• 1 colher (de sopa) bicarbonato de sódio

• ¼ copo de álcool

• 1 colher (de sopa) de amaciante

A composição pode ser borrifada sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, camas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas. Ele tira o mau cheiro e ainda deixa com o perfume do amaciante.

A solução também limpa carpetes, mofo de roupas, interior de armários, estofados e teto do carro, principalmente para quem fuma no carro, e tira cheiro de chulé dos tênis. Além disso, ele pode ser usado para lavar um tecido, no caso de uma limpeza mais profunda, sem medo de estragá-lo.

O líquido pode ser usado até mesmo como aromatizador de ambiente, bastar substituir o amaciante por gotinhas de essência.

Dica: Não exagere em nenhum dos principais ingredientes. Muito bicarbonato deixará resíduos, se usar muito amaciante ficará um pouco seboso e vinagre em excesso, emite muito odor.

Existem vários produtos industrializados que fazem a função da fórmula caseira acima.

Atenção!

O cheiro do seu cachorro também pode ser causado por outras doenças.
É muito importante a ida periódica à uma clínica veterinária. Ao fazer um exame completo, é possível que você descubra que a causa do odor causador de tanto incômodo pode ser mais grave do que imagina.

                                                       
Entre as principais doenças causadoras do mau cheiro estão:

-doença periodontal;
-otite;
-miíase (bicheira);
-abscesso da glândula anal e outras...

E os gatinhos?

Gatos não têm cheiro e tomam banho, mas seu próprio banho. Eles possuem um sistema de limpeza tão eficiente que um bom banho de água e sabão pode ser dispensado. A língua do gato é áspera justamente para retirar a sujeira do seu corpo. Logo, um banho dado pelo dono pode ser dispensado. O dono pode dar um banho no gato caso ele esteja com parasitas, piolhos ou micoses. Fora isso pode dispensar.

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...