*Seu gatinho pode viver por muitos anos*


Lindos e tranquilos, os gatos são a companhia ideal para o lar. Se você proporcionar os cuidados que eles precisam, esses carinhosos bichinhos lhe farão companhia por muitos anos.

Bom caçador
O gato é um felino carnívoro e, por instinto, caça roedores e pássaros. No mundo, existem cerca de cinqüenta raças de gato domésticos, embora 80% dos bichos pertençam à raça comum européia, com suas variações da cor vermelha, preta, branca ou tricolor. O gato persa é mais pacífico, e o siamês se destaca como caçador e guardião. As raças angorá (de nariz achatado e pêlo longo) ou o Sagrado da Birmânia precisam de mais cuidados com o pêlo. Quanto à escolha do sexo, machos e fêmeas têm as mesmas características de inteligência e, embora as fêmeas tenham a tendência de ser mais caseiras e os machos mais independentes, a castração atenua essas diferenças.

Higiene e Saúde
Um recipiente à disposição com água e outro com ração balanceada de boa qualidade é a dieta ideal; o gato vai comendo durante o dia a quantidade calórica de que necessita. Além disso, precisa ser vermifugado semestralmente e vacinado contra a raiva anualmente. Para proteger seu gato contra o complexo respiratório dos felinos, é aplicada a vacina tríplice viral felina. Em alguns países, também é comercializada a vacina contra a leucemia felina. Os gatos não têm carrapatos, mas têm pulgas; para eliminá-las, você precisa aplicar algum produto específico e fumigar a caminha e as áreas da casa onde ele costuma ficar.

Longa vida
A castração tem muitas vantagens para esses bichinhos. Um dos motivos é que as viroses são transmitidas sexualmente ou através do sangue. O contágio acontece nas brigas ou acasalamentos, e o animal castrado perde interesse sexual e não sai para brigar por fêmeas nem para ter relações com machos. Além disso, uma fêmea castrada entre os seis e oito meses de idade diminui em 99% a chance de contrair tumores mamários, além de evitar tumores uterinos, infecções e problemas de diabetes. É melhor castrar os machos com cerca de um ano de idade, para permitir o desenvolvimento sexual e evitar futuros problemas na uretra.

Sabe quantos anos vive um gato? “Hoje em dia, um mascote bem alimentado, castrado e vacinado corretamente pode chegar a viver até 30 anos”, afirma o veterinário Diego Farjat, que tem um gato dessa idade entre seus “pacientes”. Cuide bem dele, e a vida média do seu bichinho será de doze a quinze anos de idade.

Fonte: discoverymulher.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...