*Asma em cães e gatos*


O que é asma?

A asma é uma doença grave dos cães e gatos também conhecida como bronquite crônica. É uma doença crônica e é caracterizada por inflamação e espessamento das pequenas vias aéreas (bronquíolos) nos pulmões. Quando seu animal de estimação inala as vias aéreas afetadas entram em colapso o que torna difícil para o seu animal de estimação para recuperar o fôlego. 
Em casos graves de asma, as vias aéreas tornam-se bloqueadas com muco e o músculo liso que envolve as vias aéreas entra em espasmo (broncoespasmo) restringindo a respiração.
Os casos leves de asma pode até passar despercebida ou no caso dos gatos pode ser interpretado como uma bola de pêlos. Os casos leves geralmente apresentam como nada mais do que uma tosse seca que pode progredir para chiado sons que são mais evidentes quando o animal exala. Graves ataques de asma podem ser fatais e são igualmente angustiantes para você e seu animal de estimação. Durante um ataque severo, o esforço para tomar fôlego fica bem evidente .

Sintomas

Você vai notar uma respiração superficial, acelerada e difícil, com movimentos bem marcados do abdômen com o seu animal de estimação tentando obter mais ar para seus pulmões comprometidos. Os gatos tendem a esticar as suas cabeças e podem até adotar uma posição de rezar com seus cotovelos estendidos longe do peito. Se você notar um tom azulado roxo para a sua língua ou gengivas, leve seu animal ao seu veterinário mais próximo imediatamente. Este é um sinal de uma carência de oxigênio e seu pet precisa atendimento profissional urgente

Grupo mais afetado

Cães e gatos de todas as idades podem sofrer de asma, mas é mais prevalecente em jovens. Gatos Siameses têm uma predisposição especial. 

Diagnóstico de asma

O seu veterinário irá se informar sobre a história clínica completa e irá tentar determinar o que desencadeia o ataque de asma . Ele / ela vai querer retirar uma radiografia de tórax e pode até precisar fazer uma lavagem bronco-alveolar, a fim de obter uma amostra das vias aéreas nos pulmões o seu animal de estimação.

Tratamento para a Asma

Uma grande parte do sucesso do tratamento da asma é determinar quais são os gatilhos(o que desencadeia a asma). Se os gatilhos forem identificados e forem eliminados, ela pode ser resolvida sem que seja necessário nenhum tratamento adicional. No entanto, raramente é possível identificar todos os gatilhos, ou mesmo se eles estiverem identificados, pode ser impraticável eliminá-los. Nestes casos o seu animal pode precisar ser medicado por toda vida para evitar que novos ataques de asma ocorram.

O Tratamento medicamentoso pode ser feito com:

-Drogas terapêuticas convencionais
- Broncodilatadores
- Os corticosteróides
- Os anti-histamínicos

Como o proprietário de um animal de estimação com asma você deve estar ciente de que seu animal de estimação pode ter de tomar a medicação para toda a vida. Como alternativa, existem as terapias naturais e complementares, que têm sido provada para promover a saúde do sistema respiratório e o melhor de tudo, eles fazem isso sem os efeitos colaterais que muitas vezes acompanham o uso de medicamentos convencionais



Algumas dicas úteis

- Vendo seu animal lutando para respirar pode ser uma experiência muito angustiante, tente manter a calma e evite perturbá-lo. A maioria dos ataques de asma passam de forma relativamente rápida, mas se você perceber que seu animal de estimação está ficando com a língua e gengivas azulada isso é uma situação de emergência e você precisa levar o seu animal de estimação o mais rápido possível a um veterinário
- Tentar remover os gatilhos potenciais a partir do ambiente. Lembrar que podem existir mais do que um gatilho. Para identificar a causa com segurança ,remova os gatilhos que suspeita um de cada vez e observe por 2 a 3 semanas para ver se os ataques de asma diminuem
- Não exponha seu animal de estimação perto de fumaças de cigarros e outros; seus companheiros peludos não devem ser fumantes passivos! 
- Minimize o uso de aerossóis, ou pelo menos ter certeza de que seus animais de estimação estão fora da sala quando você usa seu spray de cabelo ou desodorantes
- Se você estiver usando a medicina convencional tentar usar a menor dose possível para minimizar os efeitos colaterais (sempre com a orientação de um médico veterinário)
- Procure dar alimentos sem conservante e dieta livre de corante. Uma dieta crua não processada é a opção mais natural para o seu animal de estimação.
- Mantenha seus animais de estimação em forma, uma caminhada por dia pode mantê-lo longe do veterinário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...