8 de novembro de 2013

*Cães vêem os donos como se fossem seus pais*

Que fofura. E como você é o pai, seu cachorro age como se fosse uma criança, mesmo se ele já estiver velhinho.

Foi o que 22 cachorros mostraram numa pesquisa liderada pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria. Ela os separou em três grupos: um terço ficaria sem o dono, enquanto os outros estariam acompanhados por eles – só que parte dos donos deveria se manter em silêncio, e outra parte deveria encorajar os cães a fazer as atividades. E tudo o que os bichinhos precisavam fazer era interagir com alguns brinquedos. Em troca, ganhariam comida. Os cachorros que estavam com os donos passavam muito mais tempo brincando. 

A pesquisadora refez o teste, mas dessa vez os donos foram substituídos por pessoas desconhecidas. Nenhum dos cães mostrou muito interesse pelos brinquedos.

Segundo Horn, os testes são suficientes para provar a existência da “área de segurança”. Ou seja, os cães se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos donos. Sem eles, tudo parece mais perigoso e sem graça. E é exatamente o que acontece na relação entre pais e filhos pequenos. “Esta é a primeira evidência da similaridade entre o ‘efeito de base segura’ encontrado na relação dono/cachorro e na criança/pai, diz a pesquisa.

Pra quem tem um bichinho é fácil perceber isso, não? Quantas vezes você não disse por aí que seu cachorro age sempre como se fosse uma criança?

Fonte: super.abril.com.br

24 comentários:

  1. Intetressante, sempre tive essa impressão...Sem a minha companhia em qualquer situação, meus cães nunca foram os mesmos.
    Eles são tudo de bom!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Uma fofura amiga Magda,
    Eu sempre tive essa certeza!Os cães amam seus donos ou àqueles que consideram serem seus pais.
    O meu velhinho Snoopy é quem diria isso se fosse possível falar.
    bjs amiga e obrigada da visita e comentário.
    Carmen Lúcia-mamymilu.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, a gente percebe isso nitidamente, pelo menos eu sempre achei isso e ouvi uma vez do veterinário de um dos meus "filhos" kkk que eu o humanizava e por isso ele não me respeitava e ainda me comandava ( e comandava mesmo kkk)
    Bjsssssssssss amiga e um FDS abençoado p/vcs.

    ResponderExcluir
  4. Querida Magda: e o que somos nós para os nossos amados bichinhos senão "pais"? Nós cuidamos, amamos e tratamos da sua saúde e bem-estar. Muito interessante este estudo.
    Bjn e bfs
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Olá Magda!
    Os cães são como crianças, eles se sentem mais seguros com os donos mesmo,
    a pesquisa é super verdadeira.
    O carinho e companheirismo entre os homens e os animais é gratificante demais,
    só quem tem um animal pode sentir esse carinho.
    Já tive um e sei como é!

    Beijos, bom fds, fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Magda!
    Isso é uma grande verdade, que constato aqui diariamente e é muito gratificante.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  7. É verdade, Magda,

    Eu sou a mamãe dos meus filhos que é só me avistarem, correm pegar os brinquedinhos para folias!!!

    São minhas crianças!! Amo demais!!

    beijinhos e tenha um ótimo final de semana,

    Lígia e =ˆˆ=

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Magda,
    Eu já estive aí hoje, mas tive que sair às pressas, nada grave.
    Adorei a matéria.
    Amos os animais
    Bom fim de semana
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  9. Magda querida
    Me bateu uma saudade enorme do meu "filhinho" Pepi
    Os animais são nossos melhores amigos, né?
    Lindo final de semana para você
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá !
    Amo meu cãozinho de paixão,
    nos comunicamos pelo olhar,
    ele é tudo de bom!
    beijo

    ResponderExcluir
  11. He he he, são crianças caninas e eternas crianças né?! Só pensam em brincar....

    Beijos!!!!!!!!! Ótimo sábado!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Es cierto, los perros nos ven con ese instinto paternal que nos tienen asimilado...Son unas criaturas llenas de dulzura y encanto, dándonos todo su cariño y Amor.
    ¡¡¡Gracias por tu comentario lleno de ternura, complicidad y energía!!!
    Eres un Encanto de Mujer y Todo Corazón.
    Abraços e Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Magda, super interessante esse artigo, realmente os animais reconhecem o carinho e atenção dos seus donos.
    Agradeço tua amável presença no meu cantinho, é um prazer e uma alegria recebê-la!
    Tenhas um lindo e abençoado dia!
    (“)_(“).-“”’-.,/)
    ; ° ° ‘; - ., , ‘ )
    (♥_, )’__,)’-._)Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Fico imaginando quando um "ser humano" abandona o seu melhor amigo, que tristeza ele sente. Meu Deus, dói na alma só de pensar. Os animais são presente de Deus para nossa vida.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  15. Que gracinha você e seu blog! Obrigada por estar no meu ! Fiquei feliz Eu tinha 4 gatos , um sumiu para nossa tristeza e 2 cachorras (mãe e filha) Essa bicharada nos enche de alegria e pelo visto você ama os animais também! Espero breve sua visita e se quiser vá conecer meu outro blog: marialuizasaes.blogspot.com! Neste blog posto meus trabalhos manuais, participo de blogagens, enfim um blog de variedades! Um grande abraço! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Luiza!
      Fico feliz por saber que você tem lindos anjinhos peludos em casa!
      Beijocas.

      Excluir
  16. Oi querida
    Por forças maiores eu fechei os comentários do Lua Singular, mas tenho outro.(Olhe um e comenta o outro se quiser).
    Beijos
    Mundo dos Inocentes
    Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir
  17. Com certeza, já concordo com essa pesquisa, pois percebe quanto eles são apegados aos donos.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  18. É verdade! A minha tem 9 anos, e é um bebê.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que honra visita sua,.
    São Francisco ilumine seus caminhos,
    que continue protegendo adoráveis bichinhos indefesos
    Um bom fds
    beijinho

    ResponderExcluir
  20. Os animais são tudo de bom e tem gente que não gosta...
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  21. Que lindo a sua postagem Magna.
    Amei.
    Um ótimo feriado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Mirtes!
    Volte sempre!
    Beijos... ;)

    ResponderExcluir
  23. Sempre digo "meus filhinhos", pois é assim que os vejo.
    E só quem tem ou teve pode realmente dizer que isso é verdade.
    São fofos demais!!!!

    Abração.

    ResponderExcluir