Gatos podem tomar banho?

Quantas vezes você já ouviu falar que gatos não tomam banho? Muitas com certeza, né? Pois bem as pessoas cresceram com esse conceito e hoje vamos mostrar aqui que as coisas mudaram. Sim, de fato tomar banho não é da índole desses felinos, porém saiba que tem muitos gatos que tomam banho e adoram. E saiba ainda que banhá-los uma vez ao mês ou duas, não faz mal. 

Para isso acontecer basta você condicionar seu bichinho desde pequeno a entrar na água, se possível, em uma banheira rasa. Você deve mostrar a ele que o banho pode ser algo prazeroso, precisa chamar sua atenção para que isso ocorra. Realmente, pode não ser uma tarefa muito simples no começo, já que eles são animais ariscos, então, você deve ficar atento quanto a unhadas e mordidas.

Gatos idosos não é recomendável banhar a menos que tenham sido acostumados desde filhotes, caso contrário nem tente, pois isso vai causar um estresse muito grande no animal o qual ele não precisa sofrer.

Procure sempre produtos especiais para gatos como, shampoo, sabonete entre outros. O mercado para os gatos também cresce consideravelmente. A água pode ser de morna pra fria, procure tampar os ouvidos do animal com algodão embebido em óleo evitando assim que a água passe e faça com que o animal adquira uma otite, aproveite e limpe com soluções especiais a orelha do animal.

Na hora de secar de preferência a uma toalha seca, procure deixa-lo no sol,, não use o secador, pois devido ao barulho os animais ficam muito nervosos a menos que você tenha um secador que faça o mínimo de barulho possível. Procure banhar seu animal em dias ensolarados o qual ele sente menos frio e se torna mais fácil de secar, use sempre o bom senso.

É realmente muito interessante fazer com que os gatos tomem banho tranquilamente, essa é uma forma de manter os animais o mais limpo possível, já que muitos que moram em casa saem pra passear e voltam trazendo muitas vezes sujeira consigo e muitos têm o habito de dormir com os donos.
O banho não substitui tratamentos como o de pulgas, carrapatos e também, não substitui escovações, que devem ser feitas diariamente e é importantíssimo que acima de tudo haja uma a higienização do ambiente o qual esse animal pertence. 
Otimize o máximo que puder o conforto e o bem estar de seu amiguinho e sua tranquilidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...