26 de fevereiro de 2013

*Os animais também têm depressão*


Não são apenas os seres humanos que estão sujeitos a entrar em depressão, os animais, principalmente cães e gatos também podem sofrer deste mal.

Diversos fatores podem levar um animal a essa alteração comportamental, mas o mais comum está ligado à falta de atenção e companhia dos donos, seja por uma vida atribulada, viagens ou até falecimento. Às vezes uma simples mudança de casa, pode ser o fator desencadeante do processo.

Os sintomas são variáveis e podem se manifestar de forma diferente em cada indivíduo, mas os mais freqüentes são: prostração, inapetência, inquietação e alterações comportamentais com atos repetitivos como, por exemplo, lambedura excessiva das patas, do chão, correr atrás do rabo e, muitas vezes, esses animais acabam se automutilando, passando a ferir as patas ou mordiscar a cauda.

Gatos deprimidos, por exemplo, costumam parar de se alimentar o que pode gerar problemas metabólicos sérios devido ao jejum e a perda repentina de peso.

Ao detectar alguma dessas alterações, procure identificar a causa, pense no que pode ter mudado. Às vezes é a chegada de um bebê na família e o animal deixa de ser o centro das atenções, outras vezes o animal quando filhote se acostuma com um tipo de atenção e depois que cresce fica abandonado no quintal.

É importante perceber e identificar o que pode ter mudado na dinâmica da família que pode ter atingido direta ou indiretamente o bichinho.

Alguns casos são facilmente resolvidos com uma mudança no comportamento dos donos, com passeios e brincadeiras mais freqüentes. Florais de Bach têm representado uma alternativa muito boa em animais e pode ser utilizado sem contra-indicações. Em casos mais severos em que o animal está se mutilando pode ser necessário administrar antidepressivos alopáticos como a fluoxetina, por exemplo.



Prevenir é sempre o melhor remédio! 

Veja essas dicas:

• Evite deixar o seu animal sozinho por muito tempo;

• Caso você vá fazer uma viagem longa, se possível, deixe-o com alguém que ele conheça e esteja habituado;

• Ao escolher um animal de estimação: Se você trabalha o dia todo fora e o seu animal ficará sozinho, um gato se adapta melhor a essas condições que um cão.

• Evite deixá-lo preso em espaços pequenos.

• Reserve um período do dia para acariciar e brincar com o seu animal. Os animais, assim como os seres humanos, necessitam do carinho e contato daquele que ele mais ama: VOCÊ!

• Passeios são ótimos para distraí-los e exercitá-los, dando aquela sensação de bem-estar.

38 comentários:

  1. Realmente, já vi muitos casos desses quando trabalhava no pet, me lembro até hoje de uma shih tzu que arrancava os próprios pelinhos por sentir a falta dos donos... em casa sempre que vou viajar deixo minhas meninas com a minha mãe, que já tem outra cachorrinha e um gato para fazer companhia uns aos outros... temos que estar sempre atentos as reações dessas criança... beijocas lambeijos( muitos lambeijos da Marrie que não tem limites...kkk).

    ResponderExcluir
  2. oi Magda,a minha Aika e sempre muito acarinhada,muito beijada,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. É triste mas é verdade, infelizmente os animais também têm depressão e sofrem. Quando eu mudei de casa o meu gatinho Martim (ele era filho da Pink e morreu 3 anos atrás vítima de insuficiência renal aguda) ficou deprimido e começou a se lamber compulsivamente, arrancou todos os pelos da barriga e teve que tomar fluoxetina, aos poucos ele começou a explorar a nova casa e fez amizades pelos telhados.
    Gostei muito do post, temos que ficar alertas sempre!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Magda voce explicar, muitos nem tem idéia que os bichinhos também sofrem com muitas situações.....A minha de Um ano está operada, fez laqueadura,para não engravidar. Estou cheia de mimos com ela pobrezinha. Beijocas minha flor.

    ResponderExcluir
  5. Coitadinhos! Merecem os carinhos e cuidados sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Cuidar bem de um bichinho de estimação é tudo. Não consigo entender como tem gente que não senta para brincar com seu gatinho ou cachorro... Além de fazer parte dos cuidados com o amiguinho, é extremamente divertido... São momentos cheios de valor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que post legal! Não sabia que os bichinhos podiam ter depressão, agora vou colocar essas dicas em prática!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por essa noticia, eu nao sabia !!
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
  9. Oi Magda querida, vdd, os bichinhos que ficam sozinhos por muito tempo geralmente ficam depressivos né?

    Acho que as pessoas precisam muito saber disso antes de resolverem ter um animalzinho. Os bichinhos são seres vivos, não são de pelúcia.

    Bjsssssssssss amiga minha e dos bichinhos...

    ResponderExcluir
  10. ótimas recomendações, sabe que uma vez meu tio faleceu e meses depois o seu cachorro também, de tanta falta que ele sentia de meu tio. O vet disse que ele morreu de tristeza.

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  11. Será que minha gata estava então com depressão? Ela ficava chupando, lambendo a lateral da perna até dar uma enorme ferida. Isto aconteceu depois de ela sofrer aborto de 3 filhotes. Por causa do machucado, acabamos dando mais atenção e carinho e assim melhorou e está bem agora.
    Abraço e obrigada pela visita em meu espaço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Minha Amiga Querida
    Eu não trabalho fora, fico em casa
    Brinco muito com a Ellen e saio para passear
    Ela lambe bastante a pata, porque será?
    Tenho que confessar que ela é muito mimada por todos aqui em casa
    Será que é isso? Mimo?
    Adoro as suas postagens

    Um beijo Enorme e uma Linda Quinta-feira

    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Como sempre, querida amiga, matéria perfeita.
    Graças a Deus, meus peludinhos não tem. Mas meu Bolão (que virou estrelinha), ficou um período tristinho qdo a Pankeka partiu antes dele (estrelinha).
    Mas com muito carinho e a atenção de sempre ele logo voltou a ser o meu Bolão.

    Linda tarde pra vc e seus peludinhos.

    ResponderExcluir
  14. Ótima postagem, Magda
    Você sabe que quando eu saia o Pepi não se alimentava até eu chegar
    Os "bichinhos" são muito sábios
    Temos que dar o máximo de carinho e atenção
    Tenha um lindo final de semana, amiga
    Beijinhos para tí e afagos para a Vicky
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Magda, vim retribuir a sua visita,adorei seu blog, sabe, eu tinha uma gata, com o nome de princesa, que me avisava tudo, desde uma pessoa estranha no quintal, até bichinhos que entravam em casa, ela era muito companheira,senti muita falta dela,quando ela se foi.........adorei a postagem.já estou te seguindo....bjus....e um ótimo final de semana......bjus........

    ResponderExcluir
  16. retribuindo sua visita e te seguindo Amei seu blog bjus

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente as pessoas acham que animais não tem sentimento*

    Isso é tão cruel, sabe... tem gente que tem eles apenas como animais de estimação - objeto fofo para mostrar aos amigos sabe? -

    Não concordo com isso os animais são além de tudo, nossos amigos, filhos, eles merecem todo o amor e carinho que nos podemos oferecer!

    Seu post foi ÓTIMO! Adoro pessoas que se preocupam com coisas importantes*
    : ]

    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Vim retribuir sua visita ao meu blog e estou te seguindo, bjss
    http://neidecastor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga querida! Que bom receber sua visita! :) Sei que ando a dever algumas visitas mas vc sabe que adoro ler seus artigos, apreciar as fotos maravilhosas e descobrir novas coisas como, a acunpuntura para os gatos! ;)
    Brigada por se lembrar sempre de mim!! Uma boa semaninha!!
    bjinhos, Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Amiga nunca imaginei que a depressão poderia
    causar tanto mail aos animais.
    O triste é saber que tem gente que abandona seus animais
    para se livrar dos bichinhos.
    Agora vou compriender quando os meus estiver triste.
    Uma excelente postagem querida .
    Uma semana abençoada,Evanir.

    ResponderExcluir
  21. Nossa Kimy (uma Yorkshire) fica sozinha - acho at .é que se adaptou bem e sabe q sempre chegamos ao meio-dia e à noite. Mas dá pra ver qdo quer chamar atenção... Na compra do apartamento foi por ela que definimos uma série de questões, como o espaço, um terraço aberto...e acho que ela está feliz! Mas vale alertar, mesmo! Abs.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Magda!!
    Os animais são muito parecidos conosco mesmo, a gente sabe de casos em que o dono foi obrigado a doá-lo e o bichinho acabou por não resistir de depressão. Muito triste...
    Mas fiquei muito feliz com sua visita!! Como viu, a fase difícil passou...quando olho pra kika e vejo o quanto ela está bem, meu coração se ilumina e agradeço a Deus por eu ter lutado até o fim pela vida dela.

    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá, querida magda
    Em Fevereiro vi um com deprê... -meu netinho até falou: - Viu como ele tá triste, vó???
    Exclente post!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  24. Passando para agradecer a visita e retribuir o carinho. Essa causa de proteção aos animais eu abraço.
    Esse post é muito importante, imaginava que os bichinhos também sofressem, mas não a ponto de depressão. Preciso alertar umas pessoas disso. Sofro quando vejo maltratarem os bichinhos.
    Bjux e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  25. OI MAGDA!
    MUITO BOM TEU POST, PRINCIPALMENTE PARA QUEM POSSUI UM ANIMALZINHO E QUER SEMPRE O MELHOR PARA ELE.
    A CANDY E NOSSA COMPANHEIRA, SÓ VAMOS PARA LUGARES ONDE POSSAMOS LEVÁ-LA, ENTENDEMOS QUE É UM SER QUE MERECE NOSSO AMOR E NA MEDIDA EM QUE A ADOTAMOS, PASSOU A FAZER PARTE IMPORTANTE DE NOSSAS VIDAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  26. Oi Magda...
    Adorei o post....Nós temos sentimentos....engana-se quem acha que não....E também percebemos quando os humanos estão tristes....
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  27. Vengo del blog de IvaldetePiunti y me ha encantado tu Rincón; por lo cual, si no te importa, me gustaría ser seguidor de tan bello Espacio, que es el Tuyo.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  28. Oi querida, vim retribuir a tua visita, amei teu blog, adoro bichinhos, tenho um labrador que se chama Nenê, e infelizmente meu gato morreu tem quase um ano, ele era lindo, fiquei muito triste quando ele se foi, o nome dele era Lasher, estes bichinhos são grandes amigos, adore conhecer teu cantinho, bjus!

    ResponderExcluir
  29. Olá Magda!
    Estava com saudades e ao chegar por aqui,me encantei com os olhinhos de todos os animais postados! Que fofurinhas...
    Lindos, demais!
    Amiga, vim deixar meu carinho e desejo de que estejas bem...
    Bjs carinhosos,
    Josi

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pelo carinho Minha Amiga Querida

    Um Beijo Bem Grande e uma Linda Quarta-Feira

    Andrea

    ResponderExcluir
  31. Os animais tem muito de nós e acredito que alcançaram esta posição por osmose. sabe, aquela coisa de conviver e pegar os hábitos. Tive uma gatinha que infelizmente não está mais comigo, mas ela sabia dos meus sentimentos e eu os dela. Animais são seres tão vivos quanto nós, às vezes até mais humanos que muitos humanos.
    Um grade abraço

    ResponderExcluir
  32. olá amiga querida!! Por aqui tudo lindo como sempre!! Vim retribuir a sua visita s e oferecer um miminho pelo Dia das mulheres:) bjinho grande :-*
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  33. Mulher .
    Mulher , mãe uma fera na defesa dos seus
    filhos.
    Mulher, avó segunda mãe jamais esquecida
    por um amor incondicional ,
    netos segunda gestação dos próprios filhos.
    Mulher ,bisavó nessa fase entendemos,
    nossa geração foi londe nosso amor foi infinito.
    Eu sou essa mulher .
    Sim..tia , irmã , mãe , avó , bisavó por isso venho te abraçar
    pelo Dia da Mulher.
    Por me sentir especial .
    Para você acreditar que tudo vale a pena
    quando abrimos a janela nosso coração ,
    e deixamos o amor entrar.
    A vida é eternizada por nós mesmo,
    não importa os obistaculos,
    que a vida coloca já que é impossível viver sem eles.
    Quero apenas ser lembrada com carinho.
    Mãe blogueira.
    Avó Blogueira.
    Por Fim bisavó blogueira.
    Sou essa mulher que veio
    para deixar um carinho no Dia das mulheres.
    Ser mulher é algo Divino.
    Desde ,que nos sentimos um ser especial
    diante de Deus.
    Parabéns não só a mulher,
    mais a eterna companheira .
    Beijos no coração carinhos na alma.
    Evanir.
    Mimo se gostar na postagem.

    ResponderExcluir
  34. É por isso que sempre faço questao de ficar com meus meninos pelo menos meia hora quando chego do trabalho, acho isso fundamental.

    ResponderExcluir
  35. Mas que belezinha de cantinho ..falou em bichinhos me toca kkk amo meus bichinhos..mas esse lance de depre..é verdade...tinha minha July basset..quando eu viajava ela ficava com minha mãe..mas ela sentia muitas saudades de mim ..e fazia xixizinho no meu travesseiro kkkkkk coitadinha..agora ela tá do ladinho de papai do céu que saudades!!Morreu com 14 aninhos !!
    Bem tem postagem no meu fantasia de amor ..tem um belo poema caliente..e dia 9/03 ..niver de minha filhota Drikinha no cantinho ok!!!b-jus feliz fds..feliz dia da mulher..nossa o coments ficou kilométrico kkkkkkk
    http://casadanadja.zip.net/fantasia.htm

    ResponderExcluir
  36. Olá,obrigado pela visita,vim retribui e ja sou seguidora,adorei seu blog,beijos

    ResponderExcluir
  37. Amigos,

    É imprescindível a qualquer sinal diferente de seu animal, consultar um médico veterinário de sua confiança para um diagnóstico do caso.
    É importante lembrar que a depressão muitas vezes pode ser evitada quando proporcionamos ao cão ou gato, atividades saudáveis e frequentes, adotando posturas coerentes ao seu bem estar.

    E o mais importante:

    Muito CARINHO e AMOR!

    ResponderExcluir
  38. Oi Magda, vim agradecer sua visita ao meu blog e aproveitei para dar uma espia nos seus artigos artigo que são muito interessante. Eu não sabia que cachorro tem depressão, Vou ficar em alerta pois minha cachorrinha é muito apegada a mim, quando saio ela fica uivando, isso que saio p votar logo... logo logo vou me mudar p um apartamento no qual o espaço e pequeno a atençao terá que ser dorada.
    obrigada. bj

    ResponderExcluir