Tosse em cães e gatos

A tosse é uma queixa relativamente comum entre os proprietários de cães e gatos, sendo motivo de grande incômodo e irritação para os bichinhos e seus donos. Trata-se de um sintoma que deve ser sempre levado em consideração, já que pode ser um sinal de alerta para algumas doenças importantes.


A tosse é uma reação de defesa do organismo, tendo como objetivo expulsar materiais nocivos que estejam presentes nas vias respiratórias. Trata-se de um grande esforço expiratório que provoca uma grande saída de ar dos pulmões, assim o muco e outras partículas estranhas são eliminadas da traquéia, brônquios, pulmões e outras estruturas do trato respiratório.

Entre as causas da tosse podemos destacar alguns exemplos:

· Vias aéreas superiores: traqueíte, rinite e sinusite.
· Vias aéreas inferiores: bronquite, pneumonia, inalação de gases ou fumaças irritantes.
· Cardiovascular: insuficiência cardíaca e edema pulmonar.
· Compressão do sistema respiratório: alguns tumores.
· Sistema nervoso central: psicogênica (“imaginária”) relacionada a problemas comportamentais.

Quanto à abordagem médica da tosse algumas informações são muito importantes para o clínico: freqüência, intensidade, produtiva ou não, mais intensa durante a noite ou dia, exposição a doenças infecciosas, vacinação, vermifugação, contato com fumaça / poeira / poluição e outros.

É importante destacar que, além do exame clínico completo, os exames complementares são fundamentais. 

Através de um diagnóstico, o tratamento será direcionado para a causa da tosse e não apenas para aliviar o sintoma (tosses). Muitas vezes serão necessários exames como hemograma, Rx, eletrocardiograma, broncoscopia e outros.

Fique atento! Não se esqueça que a tosse é apenas um sintoma de que algo não anda bem e que várias doenças podem estar envolvidas. Não se esqueça de dar atenção mais do que especial aos idosos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...